quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A peleja do tostão contra o milhão

A peleja do tostão contra o milhão 
Por Tony Antunes

           Consumatum est – está consumado a vitória da democracia. O voto limpo. O voto na raça e no peito. Na garganta, um grito preso que se solta: “Liberdaaadeee!! Liberdaaadeee!!Liberdaaadeee!!
          Nessas eleições descobrimos que o povo não é mais tão besta, como “muitos” imaginavam. Os eleitores, pelo menos em sua maioria, fizeram-se de bestas-zumbis durante quatro anos, a partir da ascensão ao trono de um rei mau, que com sua tirania impôs o medo e o silêncio, mas alimentou fervorosamente o desejo de liberdade nos corações angustiados. No ano da graça de 2012, no dia 07 de novembro do nosso Senhor Jesus Cristo, na terra dos Gangazumas, descobriu-se que os Zumbis não são bestas, todavia, orgulhosamente Zumbis!! Os portões da cidade, antes fechados ao progresso, à paz e à democracia, são postos abaixo pelos Zumbis, tal qual soldados em batalha pela vida, pela integridade de suas famílias, pelo direito de simplesmente falar. O rei que se dizia imbatível, foi enganado até por alguns que se faziam de seus fiéis súditos. Cabisbaixos, prostrados e humilhados, por conta das migalhas que recebiam, na calada dos seus corações, tramaram a derrocada do rei que ficou nu. Nu de toda a sua prepotência, de todo o seu orgulho que por terra, ainda agoniza. Tal qual o imperador Calígula, sofreu o mesmo.
        Calígula era tirano. Era mau. Não tinha sensibilidade. Era quase inumano, não fosse a sua aparência de bípede homo sapiens sapiens, embora fosse um verdadeiro homo ridículos sapiens sapiens.
         A praça central da cidade transformou-se num Manto Vermelho de Paz. Em suas fontes, o povo jovem lavou a alma! Que paradoxo não é? O vermelho ganhar a conotação de bandeira branca, símbolo da paz em que há uma quebra de paradigma num situação contextual que nos mostra: o plebeu que venceu o rei; o pobre-liso que ganhou do rico-rei; o João Grilo que sobrepujou o senhor Coroné. E nesta peleja terrena entre o bem e o mal, vassalos e reis - o povo, graças a Deus venceu! E todos serão felizes durante quatro anos, até que o Zumbi, encabeçador da batalha vencida, possa de fato e de direito, realizar um bom governo onde o direito à educação, saúde, respeito, moradia e paz se façam presentes nesse novo reinado. Salve a democracia! Mesmo que pseudo, salve assim mesmo!!!