quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

EXTRA! EXTRA! EXTRA! BRASILEIRO SERÁ EXECUTADO NA INDONÉSIA POR TRÁFICO DE DROGAS!!!


EXTRA! EXTRA! EXTRA! BRASILEIRO SERÁ EXECUTADO NA INDONÉSIA POR TRÁFICO DE DROGAS!!!

Marco na época da captura

São Paulo – Após onze anos no corredor da morte, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira deve ser executado neste sábado na Indonésia. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Moreira foi condenado à pena capital em 2004, por tráfico de drogas. Ele tentou entrar no país asiático com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa-delta.

O Itamaraty informou que o governo brasileiro "continua mobilizado, acompanhando estreitamente o caso e avalia todas as possibilidades de ação ainda abertas". O órgão diz que não vai divulgar as decisões tomadas no caso, para "preservar sua capacidade de atuação".

Segundo a Folha, a presidente Dilma tentou contato telefônico com o presidente da Indonésia, mas até agora não teve sucesso. O Palácio do Planalto não confirma a informação.

Moreira é solteiro, não tem filhos e seus pais já morreram. Uma tia do brasileiro está a caminho da Indonésia para visitá-lo e deve chegar na sexta-feira.

De acordo com a revista Época, ela leva presentes, cartas e lembranças de amigos para Moreira. Carrega ainda um bacalhau português, a pedido do sobrinho.

Moreira foi transferido ontem para outra unidade prisional, onde ficará isolado até a data marcada para sua morte.

Instrutor de voo, ele afirma que tentou entrar no país com a droga pois precisava de dinheiro para pagar uma dívida com um hospital.

Desde a condenação, o governo brasileiro já fez os dois pedidos de clemência a que Moreira tinha direito.

O primeiro pedido foi rejeitado em 2006, pelo então presidente Susilo Bambang Yudhoyono. O segundo, feito em 2008, levou mais de cinco anos para receber uma resposta.

No final do ano passado, porém, o novo presidente do país, Joko Widodo, assumiu o cargo e anunciou que negaria todos os pedidos de clemência feitos por traficantes de drogas condenados à morte no país.

Brasileiro a poucos dias da execução de pena de morte por fuzilamento



A Indonésia tem uma das legislações mais duras do mundo contra o tráfico de drogas. O argumento é que o crime prejudica as novas gerações do país.
A execução na Indonésia é feita por fuzilamento. Doze soldados atiram com rifles no peito do condenado, sendo que apenas duas armas são carregadas. Caso a pessoa sobreviva, leva um tiro na cabeça.
Segundo a Folha de S.Paulo, existem no país 64 presos no corredor da morte, dentre eles há outro brasileiro, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, também condenado por tráfico. Na última sexta-feira, o pedido de clemência de Gularte também foi rejeitado pelo presidente Widodo.
 

Fonte: http: //veja.abril.com.br/noticia/mundo/indonesia-brasileiro-sera-executado-neste-sabado-por-trafico