domingo, 6 de setembro de 2015

COMO OS POVOS DO MUNDO VEEM A JUSTIÇA?


COMO OS POVOS DO MUNDO VEEM 
A JUSTIÇA?




A justiça brasileira é vista pelo seu povo com muita descrença. Tudo isso por conta dos desmandos que os seus representantes têm feito, quando assumem certos poderes que lhes facultam algum privilégio. E se o privilegiado tiver recebido do povo esse “poder”, então, aí é que “o bicho pega!”

É propina de empresários aqui, caixa dois ali, desvios de merenda escolar, de hospitais, e da segurança acolá. E o povo vai ficando ao deus-dará, à beira da estrada sem nada que lhes favoreça, a não ser a própria sorte(?).

Por conta de um judiciário que atua com dois pesos e duas medidas, e que por isso gera a impunidade, os índices de homicídios vêm aumentando cada vez mais, e mais assassinos sendo postos na rua por uma dita “justiça” falha(?), Incompetente(?) e, por isto, impotente. Impotente para uns, mas extremamente competente para quem pode pagar pelos seus serviços. Tal qual uma prostituta, a dita “justiça brasileira” tem se vendido a preços de euros, ouros, dólares, terras, favores políticos e tudo o mais que a podridão de certos magistrados possa acobertar.

Corroborando com o ditado que diz: enquanto alguns políticos se acham Deuses, alguns juízes têm a certeza de que o são (com D maiúsculo mesmo)”. Certa vez a ex-ministra Eliana Calmon, uma valente e corajosa mulher (tinha de ser uma mulher), sem peias na língua, na condição de Corregedora Nacional de Justiça, em entrevista, afirmou categoricamente que há “bandidos por atrás das togas”. E ainda pediu a mobilização popular contra a corrupção na política e no Judiciário.

Imaginem vocês, se uma conhecedora da lei e do sistema abriu a boca para afirmar uma coisa dessa, é porque não estamos aqui falando nenhuma bobagem, a não ser a realidade que permeia a sociedade dos digníssimos magistrados, é claro, dadas as suas devidas proporções.

Mas essa visão generalizada de uma dita “justiça” vergonhosamente desmoralizada não acontece somente no Brasil. Essa condição é uma prerrogativa no mundo todo. Tanto que o Gunduz Aghayev, um cartunista que cria várias séries de imagens satirizadas envolvendo temas sociais, dessa vez, escolheu o tema dos direitos humanos universais e a justiça Femida (Themis), como eles são vistos em diferentes países.

Sobre o seu trabalho, Aghayev diz: “Eu passei 15 a 16 dias para terminar este volume. Tirei um bom tempo para pensar e ler muito sobre as situações nesses países. Estas ilustrações mostram, ao meu ver, as reais condições dessas nações e como seu povo vê a condição da justiça em seu país.

Anteriormente, ele chamou a série de ilustrações, como “Selfie Santa”, “Polícia Global” e “Apenas ditadores”.

Se você possui um bom conhecimento de mundo, não será difícil compreender:


CLIC EM CADA IMAGEM PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR.



AZERBAIDJÃO


RÚSSIA

TURQUIA

IRÃ



SÍRIA

COREIA DO NORTE

CHINA
BRASIL

GRÉCIA
ALEMANHA
FRANÇA
INGLATERRA
ESTADOS UNIDOS

FONTE: http://www.google.com.br/search?q=SATIRA+AO+simbolo+da+justi%C3%A7a+o+que+significa&hl=pt&gbv=2&tbm=isch&ei=ufvsVb7uKsKlwASu6ZeoDQ&start=60&sa=N