quinta-feira, 30 de maio de 2019

EREM CARLOS DIAS, EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE, PROMOVE TARDE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, COM A PRESENÇA DOS PAIS DOS ESTUDANTES DO “3º ANO A” - ENSINO MÉDIO!

EXTRA! EXTRA! EXTRA!


EREM CARLOS DIAS, EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE, PROMOVE TARDE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, COM A PRESENÇA DOS PAIS DOS ESTUDANTES DO
 “3º ANO A” - ENSINO MÉDIO!

Nos tempos modernos a mediação de conflitos tem se tornado uma das melhores formas de se resolver problemas dos mais variados aspectos e nos milhares de setores em que os relacionamentos interpessoais têm se tornado a tônica da boa convivência, pautada nos Direitos Humanos.

Usar a mediação de conflitos não é só benéfico para o sistema, seja ele qual for, como também para as partes envolvidas, que conseguem resolver suas diferenças num tempo muito menor e de maneira bem mais eficaz onde o diálogo é o principal caminho norteador para a resolução de determinados problemas existentes no meio em que se compartilha o ambiente educacional.

Nesse contexto, a Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Dias, por ser monitorada o tempo todo, dentro de suas possibilidades, identificou alguns problemas de convivência relacionados à indisciplina de boa parte dos estudantes da turma do 3ª ano – A.

Com argumentos embasados nas provas colhidas, que foram objetos de desvios comportamentais, por parte de alguns estudantes, a gestora Rosimere Medeiros, em comum acordo com o Conselho Escolar, resolveu convocar os pais desses estudantes que se desviaram do processo educacional, para que num diálogo em que estiveram presentes também os filhos, as questões de educação doméstica fossem esclarecidos, quanto ao comportamento dos estudantes nos espaços da escola.

Seguindo a orientação da LDB, que no artigo primeiro nos esclarece que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Corroborando com o Artigo I a LDB continua: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Por conta dessa prerrogativa embasada na Lei, esse momento de Mediação de Conflito serviu para elucidar, esclarecer e deixar os pais desses estudantes de sobreaviso quanto ao comportamento dos seus filhos. No fim do momento, todos os estudantes saíram conscientes do seu papel enquanto matriculados nesta séria Instituição de Ensino Médio que, de maneira responsável e com o staff do estado vem fazendo a sua parte como ente promotor da educação.











quarta-feira, 29 de maio de 2019

EREM CARLOS DIAS, DE SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE, PROMOVE SEU SEGUNDO #AulãonaOndadoENEM, COM A PRESENÇA DO NOVO GESTOR DA GRE MATA SUL, DANILO SANTOS!


EXTRA! EXTRA! EXTRA!

EREM CARLOS DIAS, DE SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE, PROMOVE SEU SEGUNDO #AulãonaOndadoENEM, COM A PRESENÇA DO NOVO GESTOR DA GRE MATA SUL, DANILO SANTOS!

Na manhã desse último sábado (25/05), num clima de muita expectativa, pela visita do novo gestor da GRE MATA SUL, a EREM Carlos Dias iniciou suas atividades do #AulãonaOndadoENEM, contando com presença dobrada dos estudantes daquela Escola de Referência, localizada no litoral Sul de Pernambuco.

Logo no início das atividade pedagógicas com vistas ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a Dama de Ferro, gestora da nossa escola - Rosimere Medeiros, ciceroneou o novo Gerente Regional de Educação do estado de Pernambuco, o professor Danilo Santos.

Após ser apresentado pela gestora, o professor, que é formado em história e em administração, usou da palavra se mostrando extremamente carismático, simpático e consciente do seu papel como gestor público de uma instituição que muito tem realizado pela educação na região da Mata Sul. O discurso proferido pelo professor Danilo mostrou mesmo que seu negócio é a educação, literalmente falando, haja vista que, rapidamente, falou de sua experiência nas periferias da capital do nosso estado e que conhece bem de perto as dificuldade porque passa uma equipe que monta um projeto de alto nível, como o do #AulãonaOndado ENEM.

Em seguida, comandou uma dinâmica junto aos estudantes, que se mostraram muito receptivos e impressionados com tanta simpatia do professor Danilo. O mentor e organizado do Aulão, Erik Rodrigo, “deu o troco”, no bom sentido, claro, ao gestor da GRE, convidando-o a participar da dinâmica da montanha russa. Gente, o momento foi extremamente descontraído e de muita risada. Uma maravilha a visita desse jovem gestor, que com sua visita participativa nos evidencia que gestão não se resume em apenas estar por trás de um birô, tem mesmo de participar cara-a-cara com as atores que promovem a Educação em Pernambuco – gestores, professores, administrativo, pessoal da merenda e da limpeza. A impressão que o professor Danilo nos deixa é a de que para ser grande, temos de descer para ajudar, de maneira participativa e efetivamente dinâmica. Assim ele o fez e fará mais ainda.
A regência do #AulãonaOndadoENEM ficou por conta dos professores da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: na área de Redação - Ceça Barros, Espanhol - Omar Aguilera, Língua Inglesa - Bruno Rafael, Literatura - Gleidistone Antunes.

Veja as fotos em tamanho normal, é só clicar nelas