COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
E, no mínimo, o que o Enem espera de você é que você saiba ao
menos o que a prova vai exigir de você. Quais tipos de conhecimentos
serão exigidos e como é que você deve se preparar para cada uma
das grandes áreas.
No nosso caso, a área de Linguagens e Códigos tem um perfil
bastante diferente daquilo que o vestibular tradicional, por exemplo,
esperaria ou exigiria de você numa prova de Língua Portuguesa
(Gramática, Literatura, Redação). A leitura de mundo que o Enem
exige do estudante é mais ampla: ocupa-se de averiguar a habilidade
do candidato de perceber o mundo que o cerca através das mais
diferentes formas de CODIFICAR A INFORMAÇÃO. É por isso que
a nomenclatura "Língua Portuguesa" seria bem insuficiente
para designar essa grande área: ela pressupõe muito mais que os
conhecimentos puramente linguísticos; quer saber se você entende a
comunicação de forma mais ampla, como uma necessidade inerente ao
ser humano que, para dar vazão às suas ideias, pensamentos e
sentimentos, vale-se de inúmeros recursos que não só a língua
para se expressar.
Trata-se de um exercício interessantíssimo sobre o quanto você
consegue perceber a realidade e o outro através dos mais diferentes
caminhos, das mais inusitadas formas.
Justamente por tratar de diferentes possibilidades comunicativas é
que a área de Linguagens e Códigos é tão rica, tão interessante
e prazerosa de se conhecer, estudar e praticar.
Abaixo seguem algumas informações técnicas do MEC sobre o que você
deve desenvolver para prestar o Enem e obter grande êxito na prova
de Linguagens e Códigos.
O
SENTIDO DO APRENDIZADO
NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
A linguagem é a capacidade humana de articular
significados coletivos e de partilhá-los em sistemas
arbitrários de representação que variam de acordo com a vida
em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a
produção de sentido. A linguagem é uma herança social que,
uma vez assimilada, envolve os indivíduos e faz com que suas
estruturas mentais sejam reguladas pelo seu simbolismo. A linguagem
permeia o conhecimento, o pensamento, a comunicação e a ação, bem
como as formas de conhecer, de pensar, de comunicar e de agir.
Nas práticas sociais, o homem cria a linguagem verbal. Ela é
um dos meios para representar, organizar, transmitir o pensamento de
forma específica. Há a linguagem verbal, a não-verbal e
seus cruzamentos verbo-visuais, áudio-visuais,
áudio-verbo-visuais...
O ato da fala pressupõe uma competência social de usar a
língua de acordo com as expectativas em jogo.
No mundo contemporâneo – marcado por apelos informativos imediatos
– a reflexão sobre as linguagens e seus sistemas é mais do que
uma necessidade: é uma garantia de participação na vida social.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES DA ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Representação
e Comunicação:
- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
- Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, informação e comunicação, em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos dos interlocutores; e colocar-se como protagonista no processo de produção/recepção.
- Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.
- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
Investigação
e Compreensão:
- Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de ideias e escolhas, tecnologias disponíveis, etc.).
- Recuperar, pelo estudo, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial.
Articular
as redes de diferenças e semelhanças entre as linguagens e seus
códigos:
- Conhecer e usar línguas estrangeiras modernas como instrumento de acesso a informações, a outras culturas e grupos sociais.
- Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.
- Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
Contextualização
sócio-cultural:
- Considerar a linguagem e suas manifestações como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, e sua representação simbólica como forma de expressão de sentidos, emoções e experiências do ser humano na vida social.
- Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de: organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
- Respeitar e preservar as manifestações da linguagem, utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização; usufruir do patrimônio nacional e internacional, com as suas diferentes visões de mundo; e construir categorias de diferenciação, apreciação e criação.
- Entender o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
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