terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

OS PERIGOS POR TRÁS DA ESPRESSÃO: SEJA HOMEM!”



OS PERIGOS POR TRÁS DA ESPRESSÃO: SEJA HOMEM!”



Na abertura do documentário "The Mask You Live In" (A Máscara em que você vive), um treinador e ex-jogador da NFL (a liga de futebol americano) decreta: “As palavras mais destruidoras que todo homem escuta quando garoto é quando lhe dizem: seja homem!”.



A declaração é acompanhada por professores, psicólogos, sociólogos e outros profissionais que acompanham a formação dos meninos. Muitos deles, desde cedo, são submetidos a uma educação que desestimula a exteriorização de sentimentos, cobrados de um ideal de masculinidade ligado à força e a agressividade, com frases como "homem não chora", "não seja covarde", "não leve desaforo pra casa", "resolva as coisas como homem" e tantas outras que insinuam que, para serem reconhecidos, jamais poderão demonstrar fraqueza ou vulnerabilidade.



A cultura da masculinidade está comumente ligada à violência, rivalidade e competitividade. Necessidades universais como acolhimento, carinho e comunicação são consideradas femininas e instantaneamente rejeitadas por meninos, especialmente na adolescência, quando essas características geram humilhação e exclusão nos grupos dessa faixa etária.



Isso talvez ajude a explicar o porquê de a maioria dos crimes ser cometido por homens, sendo eles responsáveis por 95% dos homicídios em todo o mundo. Também são eles a maioria das vítimas por morte violenta. A pressão para demonstrar masculinidade faz também dos homens as maiores vítimas de suicídio, pois é comum não se sentirem livres para dividir dores e angústias com os amigos e pedir ajuda, como acontece com as mulheres. Há a necessidade de se mostrar sempre inabalável.



O sofrimento, inerente a todos os seres humanos, deveria ser acolhido e compreendido pela sociedade, contribuindo para o crescimento emocional dos meninos, mas, como não consegue ser comunicado de forma saudável, acaba por se transformar em raiva, agressividade e violência.



Todas as pessoas, independente do gênero, desejam a proximidade e a intimidade com as outras, que lhes permitam serem verdadeiras e não terem que usar máscaras para serem aceitas. Negar isso aos meninos pode condená-los à carência afetiva que desencadeia muitos problemas emocionais, como a depressão, ideação suicida, síndrome do pânico etc. Uma sociedade mais fraterna e menos violenta começa pela construção do ideal de um novo modelo de masculinidade, em que homens também sejam livres para dar e receber afeto e cuidados.


FONTE: http://cvv141.blogspot.com.br/2016/11/os-perigos-por-tras-do-seja-homem.html
                http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37730441
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=LS8bwOesLjA&app=desktop




domingo, 12 de fevereiro de 2017

QUANTO A POESIA ABSOLUTA DE VITAL CORRÊA DE ARAÚJO Por Gleidisotne Antunes



QUANTO A POESIA ABSOLUTA DE VITAL CORRÊA DE ARAÚJO 
Por Gleidisotne Antunes



Embora algumas pessoas ainda não entendam, e por isto não aceitem, os nossos Absolutos, é preciso que se lembrem: O NOVO SEMPRE VEM. 
 

A poética Absoluta é a poesia do futuro, pois ela hiper-metaforiza, assim como num trabalho de raciocínio lógico, o poder do uso das palavras.

Drummond já disse: "A dificuldade de escrever algo é que faz do poeta um artista único, porque as palavras, por mais inúmeras que sejam, vêm, vai e não voltam".

A confecção textual de um Poema Absoluto é árdua, deliradamente apaixonante. 

O poema que sai é fruto de uma luta, como técnica de raciocínio lógico que, travestido de ilogicidade, arrasta consigo o leitor desperto a um mundo de prazer que nenhum leitor preguiçoso poderá desfrutar. 
 

A coisa fácil, o amor banal, tantas vezes dito de maneira "melada" e "rimada", não satisfaz ao leitor sedento por novas maneiras de dizer, ou seja, "pelo novo dito". 
 

Para que se entenda a Poesia Absoluta, é preciso que se trabalhe no seu encalço, que empreenda uma busca incessante, incansável e desperta, para se ter um significado, a fim de tentar entendê-la. Ainda assim, todo esse esforço pode não dar em nada. Mas é desse nada que se haverá de se tirar tudo!

Esta é a Poesia Absoluta do Papa Vital Corrêa de Araújo, meu guru da poética Neo-pós-Modernista.


UMA CANÇÃO INTOCÁVEL
UM ABADE CORCUNDA EM PÂNICO
COM CRISTO MALTRAPILHO NO OMBRO
UM MARECHAL DE ADORNO
ORNAMENTANDO UM DINOSSAURO
E UM POLÍTICO AINDA NÃO CORRUPTO
INUNDADOS POR LUZ CHAGOSA
LUZ DE PEDRA ASTECA.
CUJAS ÁGUAS
O VENTO E ÁGUA ESCULPIRAM DE DOR.
BRANCAS OU NEBULOSAS SERPENTES
ONDAS ULTRAPASSANDO ARRECIFES
AO LONGO DA PRAIA DE BOA VIAGEM.
NA DOMINICAL PRAIA EXUBERÂNCIA DE NUDEZ
EXTREMA

VCA


FONTE: https://www.facebook.com/USINAVCA/