sábado, 10 de fevereiro de 2018

DERY NASCIMENTO, O ADEUS A UM GRANDE HOMEM - Gleidistone Antunes

DERY NASCIMENTO, O ADEUS A UM GRANDE HOMEM

A nossa cidade dos Palmares acaba de perder (09/02) um nosso filho ilustre no universo da música genuinamente brasileira (e ele se orgulhava disso).

Trata-se de Dery Nascimento, compositor, musicista e multi-instrumentista, arranjador, editor do jornal Metrô News (São Paulo), blogueiro, diretor artístico do Programa Planeta MPB - Rádio Brasil Atual FM 98.9, crítico e produtor cultural de várias bandas e artistas já consagrados, tais como: Milton Nascimento, MPB 4, 14 Bis, Quinteto Violado, além de nomes desconhecidos, que procuravam seu lugar ao sol, no meio musical.

Dery Nascimento nasceu em 30 de julho de 1968, na cidade dos Palmares-PE. Era morador do Bairro de Santo Antônio, na Rua Dr. Antônio Caetano da Costa lima nº 127. Foi músico da Banda XV de Novembro e da Orquestra Azes do Frevo, ambas sob a regência do maestro Maurício Malafaia, em meados dos anos 80.

Em janeiro de 1986, com 18 anos, vai em busca dos seus sonhos, na cidade de São Paulo, embora tenha tido a necessidade de voltar no ano seguinte, por conta de contratos a cumprir.

Em São Paulo, enturma-se com vários músicos. Concomitantemente, faz faculdade de Biologia na Universidade de Guarulhos, tendo, posteriormente passado em Concurso Público para professor. Mas, como ele mesmo me confidenciou, não poderia deixar a música, haja vista que ela fazia parte da sua vida, literalmente. Formou-se, também, pela Universidade Livre de Música ULM, aprimorando-se em piano, instrumentos de sopro e instrumentos de cordas.

Elaborou vários Projetos Musicais, a dirigi-los e a produzir nomes já consagrados pelo público brasileiro.

Com a perda desse grande nome dos Palmares - Dery Nascimento, embora desconhecido dos jovens de hoje e, talvez esquecido por adultos de ontem, fica uma grande lacuna para a história dessa terra que, infelizmente, expulsa seus grandes talentos que têm de alçar voos na busca pelos seus objetivos.

Que Deus o tenha!


Em apresentação com a Banda XV de Novembro, ano 1985
Em foto dos anos 80
Em apresentação com o Coral Marconi - Guarulhos, SP
Com os amigos do Programa Planeta MPB