quinta-feira, 22 de junho de 2017

QUERO SER UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

A participação da família na formação de filhos leitores é de fundamental importância


QUERO SER UM CONTADOR DE HISTÓRIAS
Silvia Bortolin Borges (co-autora)

Mesmo sem perceber narramos histórias cotidianamente, isto por meio de uma piada, de uma amenidade no dia a dia, da descrição de um capítulo da novela, de um "causo", de um desabafo no portão da vizinha, de um relato na terapia, de um jogo de RPG e de uma conversar na Internet.

Apesar da inovação nas formas de se narrar histórias, essa atividade continua tendo na sua essência, a preocupação de trabalhar a afetividade, a emoção e o imaginário do ouvinte.

E a quem cabe o papel de contar histórias? Em que lugar deve-se contar uma história? Quando se deve contar uma história? A resposta é: todos devem contar histórias, em todos os lugares e sempre.

O ato de contar histórias é uma de afetividade e fraternidade
Para ser um contador de histórias, não é necessário ter dom, como muitas pessoas afirmam, mas é necessário sensibilidade e poder de encantamento. Assim, para se contar uma história sugerimos:

  • O conhecimento antecipado do texto (escrito ou imagético, impresso ou eletrônico), observando os elementos que o compõe, vivenciando as emoções e familiarizando-se com os personagens;
  • A escolha de um texto que dê prazer, para que se possa transmiti-lo com prazer;

A utilização de "senhas" para iniciar e terminar a história. Alguns exemplos:

NO INÍCIO

Contar histórias amplia o imaginário das crianças e potencializa seu processo de criatividade
"Era uma vez ... "
"Há muito tempo atrás …"
"No tempo em que os bichos falavam …"
"No tempo em que a galinha tinha dentes..."
"Numa floresta muito distante …"

NO FINAL

Entrou por uma porta
Saiu pela outra
Quem quiser que conte outra
Entrou por uma porta
Saiu pela outra
Mande el rei, meu senhor
Que me conte outra.
Entrou pelo pé de um pinto
Saiu pelo pé de um pato
Mande el rei, meu senhor
Que conte quatro.
Minha história acabou
Um rato passou
Quem o pegar
Poderá sua pele aproveitar.
E assim terminou a história...

ALGUMAS DICAS PARA UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

  • Haja com naturalidade;
  • Opte por ler ou por contar a história, sem mesclar;
  • Não esconda as palavras difíceis. Se o ouvinte for criança fale a palavra naturalmente, caso seja um objeto ou personagem fora de contexto, brinque com a palavra antes de iniciar a história. Ex: urinol;
  • Evite utilizar a linguagem no diminutivo, "apequenando" o ouvinte; Ex: Criancinhas, eu vou contar uma historinha deste livrinho, mas antes vamos cantar uma musiquinha;
  • A história não deve ser utilizada para dar lição de moral ou para corrigir comportamentos;
  • Não apresente apenas histórias "fechadas", pelo contrário utilize-se de histórias com facetas contraditórias. Ex: Branca de neve (branca e bonita) Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado (negra e bonita);
  • Quando possível utilize músicas e cantigas, porque elas seduzem as pessoas em qualquer faixa de idade;
  • Apresente diferentes versões de uma história, porém antes de iniciar, informe ao ouvinte, pois em especial as crianças menores, não admitem alterações;
  • ENFIM: faça do ato de contar histórias um momento prazeroso.

SUGESTÃO DE LEITURA

COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1986.

Fonte: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=302

quarta-feira, 21 de junho de 2017

O FUTURO DA POESIA ESTÁ BOMBANDO!



ATENÇÃO PROFESSORES E ESTUDANTES DOS NÍVEIS FUNDAMENTAL, MÉDIO E UNIVERSITÁRIOS , O FUTURO DA POESIA ESTÁ BOMBANDO, ADQUIRA JÁ O SEU ANTES QUE ACABE!

Peça o seu pelo telefone: (81) 9.9200-4925 (entrega em domicílio)

Quero agradecer as pessoas que ligaram para mim a procura do livro O FUTURO DA POESIA, que marca a história da Literatura Braseira e põe Palmares na vanguarda desse Movimento Literário Neo-Pós-modernista, que é a Poesia Absoluta.

O livro está chamando a atenção pelo contexto no qual se apresenta. Trata-se de artigos em que, por intermédio da Crítica Literária, poemas absolutos, produzidos por alunos do Curso de Letras, professores e pelo Papa da Poesia Absoluta - VCA, são analisados e discutidos.

Numa linguagem extremamente acessível, o livro abre um amplo espaço para outros desdobramentos de análises contextuais literárias nos formatos de seminários, palestras e até oficinas literárias. Por este motivo é importantíssimo que professores e estudantes de Linguagens e Códigos da nossa Língua Portuguesa, bem como professores de história, se inteirem acerca dessa obra O FUTURO DA POESIA, pois ela coloca, nos dias atuais, Palmares e a Mata Sul no contexto universal de uma poesia futurista, que não se esgota apenas numa leitura e que transforma todo leitor em crítico e produtor de novas dimensões na arte de poetar.

ADQUIRA A OBRA “O FUTURO DA POESIA” NOS SEGUINTES PONTOS DE VENDAS
EM PALMARES:

PALÁCIO DAS REVISTAS – Rua Coronel Izácio, centro
CORDEL KIDS – Rua Coronel Izácio, centro
CASA PAROQUIAL – ao lado da Igreja Matriz, centro
VAL ARTES – Av. Estácio Coimbra, centro

Ou pelo telefone/whats upp: (81) 9.9200-4925 
(entrega em domicílio)




 

terça-feira, 20 de junho de 2017

A REFORMA TRABALHISTA É UMA CHICOTADA NAS COSTAS DOS TRABALHADORES BRASILEIROS (Gleidistone Antunes)



A REFORMA TRABALHISTA É UMA CHICOTADA NAS COSTAS DOS TRABALHADORES BRASILEIROS

Hoje tive o privilégio de participar de uma palestra sobre a Reforma Trabalhista, elaborada por Michel Temer e sua corja de políticos ladrões a serviço das grandes corporações.

Como sou trabalhador e estou perto da ser aposentado, sempre concordei com o fato de que seria necessário uma Reforma Trabalhista que pudesse dar ao trabalhador como eu e milhões de outros iguais a mim, uma tranquilidade na velhice. Acontece que o que ouvi dos especialistas na área trabalhista foi realmente assustador. Os direitos adquiridos no transcorrer de vários anos de Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, foram jogados literalmente no lixo. Isto significa dizer que os trabalhadores deste país, por não mais terem a condição de alcançar a aposentadoria, por conta idade, serão diminuídos ao grau de escravidão, ou seja, trabalharão mais e receberão menos e, de quebra, terão seus direitos surrupiados.

Eles usam palavras bonitas para esconder do povo suas reais intenções e por maldade mesmo, rasgaram a Constituição de 88 que ampliou alguns direitos essenciais aos homens e mulheres trabalhadores brasileiros.

Com a Maldosa Reforma Trabalhista de Michel Temer, mulheres grávidas em situação de risco, direito maternidade, direito paternidade, horas de trabalhos semanal e mensal, locomoção de ida e de vinda do trabalhado, serviços de advocacia e FGTS serão reformados contra os trabalhadores, mas em favor do empresariado.

Indiferente aos seres humanos trabalhadores, demissões em massa e sem direitos reais valorizados, serão a paga que o povo terá como recompensa pelos trabalhos empreendidos ao serviço da máquina bruta do Capitalismo selvagem, que explora os seus trabalhadores até o último estágio da exaustão. E tudo isto já está sendo posto em prática

Agora mesmo estão ocorrendo várias demissões nas prestadores de serviços à Companhia de Eletricidade de Pernambuco – CELPE. Profissionais que se entregaram durante mais de 25 anos a essas empresas terceirizadas, agora estão desempregados. E ficaram sabendo disso após receberem uma carta fria, sem nenhum agradecimento pela dedicação dessas pessoas, assim como o Sr. Antônio Leite Rodrigues, eletricista de primeira, responsável e extremamente compromissado com os seus afazeres.

Por conta de um governo corrupto, bancado pela CNI e FEBRABAN, os brasileiros, na sua maioria alienados pela Imprensa Marrom, esses órgãos que se dizem independentes (e no Brasil não existe imprensa independente), se deixam levar pelas mentiras de matérias pagas através de contratos milionários com instituições públicas e privadas. Estas últimas pertencentes a vereadores, prefeitos, deputados, senadores e mesmo de presidentes.

Definitivamente o Brasil volta a era da escravidão, que neste século, a mercadoria é a dignidade de profissionais que, pela alta taxa de desemprego, se vê obrigado a aceitar a barganha de exploradores capitalistas que sugam até a última gota de sangue e de suor dos trabalhadores, para depois descartá-los, como está sendo feito com muitos profissionais excelentes feito o Sr. Antônio Leite Rodrigues.

Leiam a carta gélida, crua e seca, recebida pelo Sr. Antônio Leite Rodrigues.

CARTA DE DEMISSÃO ENVIADA PELO RH DA RM