sábado, 21 de outubro de 2023

II FLIARP – 2023, O ACONTECIMENTO DA MATA SUL/PE Por Gleidistone Antunes

 II FLIARP – 2023, O ACONTECIMENTO DA MATA SUL/PE

Por Gleidistone Antunes


A II FLIARP - Feira de Literatura e Artes dos Palmares foi o maior acontecimento da Mata Sul de Pernambuco. Pois tratou-se de uma exposição das Letras, na perspectiva dos literatos da região, e do artesanato feito pelos artistas da nossa terra.


Os Poetas/Prosadores e demais artistas da música, do teatro e da dança estiveram envolvidos e valorizados nessa II FIARP, que destacou a cidade dos Palmares como um Marco de Cultura de Grandeza, que tão bem decantou o Poeta Milton Souto no hino da cidade: "[...] é terra de Cultura e Grandeza / no mundo não havendo igual assim!". Houve lançamento de livros e Saraus de Poesia no Teatro-cinema Apolo, palco de grandes emoções para os palmarenses. Também na biblioteca Fenelon Barreto aconteceu o lançamento da Trinca de livros do historiador-poeta, Vilmar Carvalho.


O ponto do marcante acontecimento foi a presença do extraordinário Murilo Gun, que com sua palestra cujo título foi "Criatividade e coragem!" Nos mostrou sua capacidade de inovação e comunicabilidade. Transmitiu várias mensagens as quais todos precisávamos mesmo ouvir e aprender, que o mais simples da vida é o que importa. Que devemos estar sempre atentos à voz do coração, da intuição e que sermos nós mesmos, no sentido da verdade é coisa mais importante. Que a criatividade dever estar a serviço da resolução de qualquer problema, por mais difícil que seja.


Como Professor e Poeta/Prosador, quero aqui de público agradecer ao prefeito dos Palmares, Júnior Melo que, por intermédio da Secretaria de Educação e da Fundação de Cultura desta cidade, trouxe para todos os munícipes, esse momento tão importante, na perspectiva de Cultura de primeira grandeza, onde os valores humanos, a educação e a arte estiveram no bojo desse movimento que foi a II FLIARP 2023.


É fundamental agradecer também à Secretária de Educação dos Palmares, Rosângela Neves e sua equipe. Essa mulher, junto com seus auxiliares, tem se mostrado uma incansável defensora da Cultura em nossa cidade. A sua educação, no trato com as pessoas, tem demonstrado ser ela uma pessoa de requinte, acessível e de extrema competência. Seu apoio a base que solidificou a realização da II FLIARP.


Merece também nossos agradecimentos o Professor, Poeta e Prosador, Admmauro Gommes, que presidiu todo o Processo da II FLIARP 2023. Com sua competência, dedicação e esmero nos proporcionou esse marcante acontecimento que foi para nós, membros da Aple Palmares - Academia Palmarense de Letras, cantores, também atores e atrizes do Grucalp Palmares.

Admmauro Gommes é um fazedor de acontecimentos, ele realmente faz a coisa acontecer com brilho e destaque, as questões da Educação e da Cultura.


Por fim, não poderíamos deixar de lembrar o nome do Presidente da FCCHBF - Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, Nonato Barakah, pelo apoio e participação nessa II FLIARP. 





























domingo, 15 de outubro de 2023

SOU PROFESSOR (Prof. Gleidistone Antunes)

 

SOU PROFESSOR
Prof. Gleidistone Antunes

Ser Professor é uma tarefa árdua, difícil e até frustrante, algumas vezes. Mas certa vez, no final da minha adolescência, eu ainda um jovem com 19 anos, analfabeto e morador de rua, tive um anjo na figura Professora que me salvou das trevas da ignorância. Sem nem mesmo conhecer-me, ela estendeu-me as mãos, tirou-me das ruas - ensinou-me a ler e a escrever pelo método Paulo Freire.

Em seis meses eu já lia tudo sem soletrar, e mais ainda, eu conseguia explicar tudo o que lia. Aquela Professora, uma negra, não quis saber da minha cor, mas da minha capacidade, da potência que sempre esteve ali, presente dentro de mim. Ela foi uma mestra, no sentido pleno da palavra, ela foi a que me abriu os olhos e fez com que eu enxergasse um novo e possível horizonte, por isso estou aqui – Sou Professor.

Por isso, nos dias hoje, como uma Corrente do Bem, tento também repassar para os meus estudantes a crença de que todos eles podem ser pessoas melhores do já são. Que sempre há a possibilidade de melhorarmos para uma condição de vida mais digna, independentemente do valor em cifras, porque isso é o que menos vale. O que vale mesmo é o aprendizado que nos valorize, que nos faça crescer rumo aos valores humanos em que o respeito pelos outros seja uma evidência constante em nossos pensamentos e atos.

Exerço a minha função por acreditar que assim eu posso mostrar aos meus estudantes um caminho melhor para a autoconsciência, para a autorreflexão, porque ainda acredito nos Valores Humanos. Acredito que todos podem mudar para uma perspectiva visionária de um mundo melhor, e que todos têm a plena capacidade para isso. Algumas vezes sou incompreendido pelos próprios alunos que insistem em permanecer nas trevas da ignorância, não desejam ser estudantes, porque não estudam, porque muitas vezes, em casa, não recebem o estímulo necessário para se desenvolverem. Às vezes os pais “passam a mão na cabeça da criança ou do jovem”, e fazem vista grossa para a falta de educação dos próprios filhos. Isso é um perigo terrível, porque a célula-mãe da sociedade é família, e que quando os pais negligenciam a educação, o respeito e a moral dentro de casa, com os filhos, essa situação se repercutirá na sociedade de maneira extremamente trágica, e os primeiros a sofrerem são os próprios pais.

Sou Professor na perspectiva da solidariedade (amorosidade, como disse Paulo Freire) com as situações de carências afetivas dos meus estudantes. Minha docência, alma e coração são para os meus estudantes, mesmo para os que ainda não entenderam as minhas cobranças efetivas e veementes, meus “carões” e minhas críticas à luz da razão ao chamamento da responsabilidade. Amo ser Professor, e não poderia eu ser outra coisa que não fosse esta profissão que todos dizem ser a mais importante do mundo, porque abre mentes, possibilidade de reflexão e, consequentemente, o crescimento intelectual e interior, na perspectiva da humanidade que há em cada um de nós.

 

Tenho dito, senhores e senhoras, pais e mães dos meus estudantes!

 

Que o Deus dos nossos corações nos abençoe a todos!

 

Palmares, 15 de outubro de 2023


Gleidistone da Silva Antunes

Graduado no Curso de Letras pela FAMASUL - Faculdade de Formação de Professores na Mata Sul/PE

É Professor da SEE - Rede Estadual de Educação e Esportes/PE

É Professor da AEMASUL - FAculdade de Formação de Professores na Mata Sul/PE

Pós-graduado e Literatura Brasileira e Língua Portuguesa pela FAMART/MG

Membro das Academias:

 APLE - Academia Palmarense de Letras - Palmares/PE,

AIAP - Academia Intercontinental de Artistas e Poetas - Curitiba/PR

AILB - Academia Internacional de Literatura Brasileira - New York/USA

Poeta, com dois livros publicados sob o pseudônimo de Tony Antunes: 

1º Digitais Absolutas, poemas escolhidos, CriaArt:  2019 

2º Cláusulas Poéticas da Nebliana, CriaArt: 2023.