sábado, 9 de agosto de 2014

CRÔNICA - A FEIRA DOS PALMARES

CRÔNICA - A FEIRA DOS PALMARES


Toda do Milton. Feirante há muitos anos


HOJE, SEM “QUERER QUERENDO”, ME VI CAPTURANDO ALGUMAS IMAGENS DA FEIRA NA MINHA CIDADE. PODEM ATÉ NÃO SER DE BOA QUALIDADE, HAJA VISTA TEREM SIDO FOTOGRAFADAS POR INTERMÉDIO DO MEU CELULAR QUE É DOS “PEBA”, MAS É QUE FUI IMPELIDO A AGIR POR UM IMPULSO INCONTROLÁVEL. UMA ESPÉCIE DE CURIOSIDADE QUE ME SERVIU DE COMBUSTÍVEL MOTIVACIONAL. E EU, CLARO, DEIXEI-ME LEVAR COM TODO O PRAZER QUE PUDE SENTIR!!!


Maracujá, uva e maçã


VI IMAGENS QUE OS MEUS OLHOS NUS, NÃO CONSGUIRAM VISLUMBRAR COM PROPRIEDADE. REFIRO-ME AOS DETALHES DAS CORES, DE MERCADORIAS EXTÁTICAS, EXPOSTAS EM TABULEIROS, BANCADAS E “TODAS” (PRONUNCIA-SE TÓDAS).

VI VERDURAS E LEGUMES, TUBÉRCULOS, FLORES E FRUTOS.
VI DE ROUPAS “DE SULANCA”, A CABEÇAS DE PORCOS EXPOSTAS, MIÚDOS DE BOI E FILÉS DE CARNE VERDE – AINDA QUE VERMELHAS.


Mercado de Carne verde


OUVI Cds DE BREGA QUE, MESMO SENDO PIRATA, NÃO PERDEU O SENTIDO. OUVI ROCK IN ROLL, OUVI BOLEROS E TAMBÉM A PUTARIA DA MÚSICA BAIANA

VI UM BÊBADO CAGADO E “TOMBANDANÇANDO”, QUASE CAINDO. DE VEM EM QUANDO ELE PARA E FICAVA ESCULHAMBANDO A TUDO E A TODOS, REVOLTADO COM OS “PULÍTICO” QUE, SEGUNDO ELE, NO AUGE DE SUA EMBRIAGADA LICIDEZ: -SÃO UNS FELA DA PUTA!!!


Como em toda feira, na de Palmares não poderia faltar um bêbado


SENTI O CHEIRO DOS TEMPEROS NOS BECOS DAS BARRACA NO MERCADO.
VI VENDEDORES DE CACHAÇA DE CABEÇA TENDO COMO TIRA GOSTO O MAGNÍFICO CHURRASCO (MEIO SEBOSO) DE GATO. A VARIEDADE DAS BEBIDAS É DE DEIXAR QUALQUER BEBUM VICIADO, NA DÚVIDA POR SUA ESCOLHA. TEM WISK DO BOM, RUM, CONHAQUE DE ALCATRÃO, PAU NA BUNDA, PAU NO SEBO, ENGASGA GATO (BOM PA MODI CUMÉ CUM CHURRASCO), E A QUE OS MENOS ABASTADOS TÊM CONDIÇÕES DE PAGAR – A CACHAÇA PAPUDINHA – CADA GOLE UMA INCHADINHA. O CABRA FICA COM OS MOCOTÓ GROSSO E O BUCHO DE SÔIA. ALGUNS ATÉ PARECEM UM PÉ DE PALMEIRA - FINO EMBAIXO GROSSO ENCIMA, E TODO DESCASCADO FEITO COBRA QUANDO TROCA A PELE.


Beco ou rua, dentro do Mercado dos Palmares


VI ALGUMAS BARRACAS DE PRODUTOS PARA MACUMBA, ONDE OBSERVEI FIGURAS MÍSTICAS QUE, SEGUNDO A DONA DO DISTINTO ESTABELECIMENTO, TRATAVAM-SE DE ZÉ PILINTRA, PAI VÉIO, IEMANJÁ, OXUM, TRANCA-RUA, POMBA-GIRA E OXALÁ. UMAS IMAGENS DE GESSO, MAS QUE DE ACORDO COM A VENDEDORA, ERAM DE "SANTOS" JÁ DESENCARNADOS.


Barraca de produtos macumbísticos e fototerápicos


VI RAÍZES PARA O PREPARO DE GARRAFADAS, UM TIPO DE MISTURA PARA REMÉDIOS CASEIRO QUE PROMETE CURAS “MIRACULOSAS" DE ”POBREMAS” DE VÁRIOS “TIPO”, COMO: ECZEMAS, DERMATOSE, CABEÇA DE PREGO, “FIRIDA ABOUBADA”, CRANCO MOLE, CRANCO DURO, OS "ÓIOS CORRENDO PÚI”!!!
PÁS MULÉRES ALEJADAS” CEGAS, PARALÍTICAS E CHEIAS DE PANO BRANCO E PANO PRETO, DAQUELAS QUE MAIS PARECEM UNS JACARÉS DE PAPO AMARELO”.


Bassouras, arupembas correntes e arames farpados lá também tem para vender!!


VI “BASSOURAS” DE PIAÇAVA, PANOS DE PRATO, LUVAS, RAPA-COCOS, ARUPEMBAS, CABAÇAS, ARRUDA, PIMENTA DE GARRAFA, AZEITE DE DENDÊ E MELAÇO DE ENGENHO.


Área das variedades na feira dos Palmares

NESSA MANHÃ VI O QUE NÃO ENCHERGAVA ANTES. VI O QUE PARA MIM ERA O INVISÍVEL. RESULTADO, DELEITEI-ME NA FEIRICE DA MINHA NORDESTINIDADE, VENDO E FOTOGRANDO O QUE JÁ DISSE!!!