EXTRA! EXTRA! EXTRA!
GRUPO DE ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DOS PALMARES LANÇA LIVRO DE POESIA
EM CULMINÂNCIA DE ELETIVA!
Na cidade dos Palmares, Zona da Mata Sul/PE, os estudantes 2º ano B, da EREM FRATERNIDADE PALMARENSE escreveram um livro listado na nova poética da Literatura Brasileira do século XXI, as ALDRAVIAS. Trata-se de um tipo de poema minimalista (poema pequeno) constituído de apenas 6 palavras em cada verso – chamados de versos univocabulares. Mas sua carga poética é de extrema literariedade, onde pode-se expressar o máximo de sensações, na perspectiva da interpretabilidade de cada leitor que, a partir das suas inferências textuais, ele mesmo pode alcançar.
Estiveram presentes representantes da GRE MATA SUL, que se impressionaram e ficaram muito emocionadas com o evento único nessa EREM que faz jus ao nome pela forma de tratar seus estudantes!
Abaixo, transcrevo na íntegra o Prefácio do livro que muito me honrou tê-lo escrito. Leia, comente e compartilhe ao máximo.
__________________________
A POESIA MINIMALISTA, O MILAGRE NA PRÁTICA DOCÊNCIA DA
FRATERNIDADE PALMARENSE
Prof. Gleidistone Antunes
Pessoal, na moral!
A poesia salva. E como tudo o que é bom é sagrado, temos aqui um livreto-sagrado que, na sua formatação, foge do escopo comum às formatações de material deste tipo que agora se apresenta em tamanho 10cm X 15cm. Temos aqui uma espécie de miniantologia de poemas minimalistas, todos com versos univocabulares, cujo nome é chamado de Aldravia. Seu nome nos remete às aldravas – batedores de portas das antigas mansões europeias.
Surgido em Mariana, Minas Gerais, no ano de 2000, este tipo de poema é o produto da invencionice de J. B. Donadon Leal, Andreia Donadon Leal e Gabriel Bicalho que, movidos pela imaginação e criatividade, criaram esta espécie de poema, que por conta da sua simplicidade e por nos oportunizar trabalhá-lo de forma pedagógica nas escolas de qualquer nível, do Fundamental ao Médio, tomando conta do Brasil e também do exterior. A Europa e a América já fazem parte deste Projeto que elasticou-se mundo afora em nome da Literatura Brasileira.
Esta miniantologia é o produto da Disciplina Eletiva: Aldravia, uma via da poesia - orientada por este professor que vos escreve, realizada ano de 2023.2. Ela surge configurada na ideia de Evidências das Práticas Pedagógicas, onde os estudantes têm a oportunidade de aprenderem e colocarem em práticas suas competências e habilidades no transcorrer das Aulas-oficinas. Podemos dizer que logo nos primeiros momentos os estudantes se mostraram interessados, mas meio descrentes no resultado que isto poderia dar. Então, eis aqui as evidências de que quando há a interação participativa de todos a coisa acontece.
Nós que fazemos a EREM da Fraternidade Palmarense estamos todos orgulhosos desses(as) estudantes pelo desempenho e por terem abraçado a causa da poesia nos seus corações. Todos os que aqui estão presentes neste livro podem, sem sombra de dúvidas, serem chamados de “Poetas Aldravinistas”, porque suas produções, a partir desta Eletiva, evidenciam o talento de cada um, o esforço por aprender e mais ainda, o crescimento de suas almas, na perspectiva da iluminação espiritual, porque todo poeta está, de certa forma, mais perto e contrito com o Deus do seu coração.
Agradecemos à Gestora – Cristina Gusmão, sua Adjunta, Jojó Paranhos e a nossa Coordenadora Pedagógica, Nerivânia Maria pela paciência, colaboração, dedicação e carinho com os quais esta Escola é administrada. O senso de respeito e fraternidade com que vocês administram nosso canto de aprendizado faz jus ao nome da nossa Escola – EREM da Fraternidade Palmarense.
E nessa linha de pensamento enaltecedor, caríssimos leitores, apresento a vocês todos este maravilhoso universo poético dos mais novos Poetas do Brasil – os Aldravinistas pernambucanos, estudantes da nossa Disciplina Eletiva – Aldravia, uma via da poesia! Boa leitura a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário