quinta-feira, 12 de junho de 2025

ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL ATINGE O ENSINO SUPERIOR!



 ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL

ATINGE O ENSINO SUPERIOR!


ANALFABETISMO FUNCIONAL 

Clique no título acima, depois leia o texto abaixo!


A educação ainda é um grande desafio para o Brasil. O analfabetismo funcional atinge três em cada dez brasileiros. E o número aumentou até entre alunos que chegam ao ensino superior.

A pergunta é: “De quem é a culpa?” Dos professores(as)? Pergunto isso porque muitas matérias apresentadas nos coloca como sendo os únicos responsáveis pelo fracasso escolar dos alunos, porque não conseguimos formar estudantes. Mas como formar estudantes se a maioria vem de casa recheados de preconceitos, indisciplina, sem noção de limites e de respeito para com o outro, principalmente se esse outro for um(a) professor(a)?

Lá no Ensino Fundamental muitos(as) professore(as), para atraírem as atenção dos alunos, na expectativa de que eles aprendam se divertindo, além de se virarem nos 30, se viram em palhaços(as), cantores(as), bregueiros(as), dançarinos de funk, quebradeira e o escambau, gastam do próprio bolso comprando pizza, bombons, pirulitos e lembrancinhas, embora não sejam pagos nem reconhecidos por isso, nem pelos esforços. Quando há um estudante que se dá bem - louros para ele e nenhuma menção a quem lhe deu instrução. Aliás, instrução é o que nós damos, somos instrutores, porque educação vem de casa - pelo menos em tese, deveria ser assim. Porque na época em que éramos crianças era assim, os pais educavam seus filhos. Hoje a educação desse pessoal está terceirizada, escola virou depósito de gente. Crianças que por não terem limites viraram nuttelas, que por conta dos pais não poderem mais educá-los, por medo de impor limites, viraram abacaxis, e quem terá que descascá-los são os professores(as). A escola e faculdade deixaram de ser Instituições para virarem Empresa, que trabalham encima de metas a qualquer preço, até maquiarem os resultados para que os recursos cheguem. Por conta disso gestores(as) pressionam professores(as), tentando até lhes ensinar o que eles já sabem – ensinar.

Minha gente, a Escola sozinha muito pouco ou quase nada fará. A LDBEN e a Constituição dizem que o Processo da Educação se dá por um tripé, constituído pela Família, Escola e Sociedade. Como é isso? Porque o que temos, na maioria dos casos no país, é uma família deseducada, sem estrutura, mal formada, sem que haja na prática - no seio da célula mater, um exemplo de retidão e de valores morais para seus filhos. A Sociedade alienada está regida pelas grandes mídias, que propagam músicas, novelas, filmes e séries que desvirtuam os valores humanos. Incitam à violência, à vulgaridade feminina, à exploração do corpo como objeto de prostituição. A incitação às drogas, ao tráfico, ao homicídio… em fim, a valorização do absurdo já atingiu seu ápice faz tempo. Sobretudo quando uma parcela importante da Sociedade, politicamente, está totalmente fora da realidade. Vivendo numa bolha criminosa e intencionalmente planejada para a provocação do caos geral.

Caos é o que vivemos, no caos estamos todos inseridos, e no que se refere a Educação, nós os(as) professores(as) é que estamos sendo apontados(as), julgados(as), condenado(as) e, fatalmente - sendo mortos(as) em sala de aula. Termino esta reflexão com uma só pergunta: “Está valendo mesmo a pena (de sofrimento mesmo) sermos Professore(as)?”


Com desejo de Paz Mental e Espiritual para todos,


Professor Gleidistone Antunes


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