domingo, 30 de abril de 2017

O BRASIL PERDE PARA SEMPRE UM DOS MAIS EMBLEMÁTICOS ARTISTAS DO SÉCULO XX - BELCHIOR (Gleidistone Antunes)


Última aparição em entrevista do cantor Belchior


O BRASIL PERDE PARA SEMPRE UM DOS MAIS EMBLEMÁTICOS ARTISTAS DO SÉCULO XX - BELCHIOR



O cantor e compositor Belchior,expoente da música popular brasileira por suas letras contestatórias, melancólicas e irônicas, morreu na madrugada deste sábado para o domingo, aos 70 anos.

O cantor Belchior se foi calmamente, sem sofrimento durante o sono e ouvindo música clássica, de acordo com o delegado Luciano Menezes, que investigou o caso do cantor que tinha 70 anos.

A companheira do cantor, Edna Prometeu, disse, segundo o delegado, que Belchior não tomava remédios e que o músico era um homem saudável. Fazia exercícios à beira da piscina e caminhava esporadicamente para manter a forma física. Ele era muito preocupado com a saúde, haja vista que foi estudante de medicina e sabia que tinha de se cuidar bem.

Enquanto escutava música clássica numa sala de sua preferência, nos fundos da casa, pediu um cobertor a sua companheira. Ela lhe perguntou se queria companhia. O cantor disse que preferia ficar ali mesmo, no sofá. Às 7horas da manhã desse domingo (30/04) então, foi encontrado por sua companheira, ali mesmo no sofá, mas já sem vida.
 
Casa em que o ator vivia, na pacata cidade de Santa Cruz do Sul
  
Rompimento da aorta foi causa da morte de Belchior, revela necrópsia
 

O corpo do artista foi levado para necropsia ao final da tarde desse domingo, em Cachoeira do sul a 15o km de Porto Alegre, onde a causa da morte foi constatada. O velório está sendo esperado em Fortaleza, no Ceará.

Segundo a necrópsia, ele morreu vitima de uma dissecação da aorta, ou seja, um rasgo na principal artéria do corpo humano.

Belchior vivia reclusamente na pacata cidade de Santa Cruz do Sul. A casa era emprestada de um amigo, numa rua tranquila de um bairro residencial.



Carreira e 'desaparecimento'


Com uma riquíssima obra e discos considerados pilares da nossa música, Belchior começou a fazer sucesso em meados dos anos 60, vencendo diversos festivais de música da região. Em 1971, quando se mudou para o Rio, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a canção 'Na Hora do Almoço'. Seu trabalho mais conhecido é 'Alucinação' (1976), que ajudou a consolidar sua carreira em todo o Brasil, com sucessos como 'Velha roupa colorida', 'Como nossos pais' (gravadas por Elis Regina) e 'Apenas um rapaz latino-americano'.

Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, a Paraíso Discos. Mais recentemente, Belchior virou tema dos noticiários por seu suposto desaparecimento. Em 2009, surgiram as primeiras notícias sobre o 'sumiço'. Turistas brasileiros afirmam terem-no encontrado no Uruguai em julho do mesmo ano.
 

O cantor Guilherme Arantes afirma que Belchior foi maior letrista de canções transformadoras do seculo XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário