O
Cenário do Ensino Superior no Brasil: avanços e desafios
Por
Lívia de Mendonça Santos – 8° Período do curso de Pedagogia
O desafiante mundo
da Educação é complexo e revolucionário. Manter-se atualizado é
obrigatoriamente necessário para o bom desempenho dos que nela
atuam, nas mais diversificadas formas. O profissional que busca estar
“conectado” com a atualidade, torna-se um referencial e,
portanto, um espelho para que, assim os que o seguem, também
seguirem o rumo do aperfeiçoamento e aprimoramento do que aprende e
ao mesmo tempo ensina.
Paulo Cardim, afirma
que: o Ensino Superior, dentro desse novo cenário, é aquele com
mais desafios. Afirmação que é impiedosamente correta, pois nesta
etapa do ensino, deve-se vivenciar a adequada formação para uma
legítima atuação no mercado de trabalho, nas mais diversas
profissões. É através dessa graduação que os valores notórios e
individuais devem ser apreciados, partindo do pressuposto de que a
articulação entre teoria e prática desenvolva-se para o
aprimoramento verdadeiro.
Porém, são nestas
questões que a formação superior ainda perece em nosso país.
Pois, os graduados não saem devidamente formados da faculdade, por
motivos que abrangem a incoerência do que aprendem, com a
aplicabilidade no cenário em que irão atuar. É neste momento que
se verifica a necessidade de uma formação mais humanizada e
prática. Possibilidades de inovação e transformação são
lançadas, mas a vontade de desenvolvê-las ainda é mínima, sendo
assim, a defasagem é visivelmente percebida no meio educacional.
A força de vontade
de melhorar esse cenário existe, mas a união e a garra dos que
compõem e fazem o Ensino superior são pequenas para que o futuro
seja melhor, a partir do agora e não com o simples: depois veremos o
que podemos fazer. Afinal, uma Educação de qualidade se inicia no
hoje e nunca no amanhã.
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