sábado, 19 de julho de 2014

O pensamento de Rubem Alves


 O pensamento de Rubem Alves


Que tenho sentido?
- O que tenho sentido? Beleza. Nostalgia. Tristeza. Cansaço. Urgência. A curteza do tempo. Esperança? Sonhei ser um pianista. Mas os deuses tinham outros planos para mim. Gosto de brincar com palavras. Por isso sou escritor. Escritores e poetas são meus companheiros.



Sobre o morrer
por Rubem Alves

"Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao paraíso. Mas a morte é o destino de todos nós."(Steve Jobs)

Odeio a ideia de morte repentina, embora todos achem que é a melhor. Discordo. Tremo ao pensar que o jaguar negro possa estar à espreita na próxima esquina. Não quero que seja súbita. Quero tempo para escrever o meu haikai.Mallarmé tinha o sonho de escrever um livro com uma palavra só. Achei-o louco. Depois compreendi. Para escrever um livro assim, de uma palavra só, seria preciso ter-se tornado sábio, infinitamente sábio. Tão sábio que soubesse qual é a última palavra, aquela que permanece solitária depois que todas as outras se calaram. Mas isso é coisa que só a Morte ensina. Mallarmé certamente era seu discípulo.


Quem sou eu?
- Minha filosofia pode ser resumida em duas frases latinas: "Tempus Fugit": o tempo foge, passa, tudo é espuma... E "Carpe Diem": colha cada dia como um fruto saboroso que cresce na parede do abismo. Colha hoje porque amanhã estará podre. Sonho em ter tempo para aprender a vagabundear.


O último haikai é isto: o esforço supremo para dizer a beleza simples da vida que se vai. Tenho terror de ser enganado. Se estiver para morrer, que me digam. Se me disserem que ainda me restam dez anos, continuarei a ser tolo, mosca agitada na teia das me-díocres, mesquinhas rotinas do cotidiano. Mas se só me restam seis meses, então tudo se torna repentinamente puro e luminoso. Os não essenciais se despregam do corpo, como escamas inúteis.



A Morte me informa sobre o que realmente importa. Me daria ao luxo de escolher as pessoas com quem conversar. E poderia ficar em silêncio, se o desejasse. Perante a morte tudo é desculpável... Creio que não mais leria prosa. Com algumas exceções: Nietzsche, Camus, Guimarães Rosa. Todos eles foram aprendizes da mesma mestra. E certo que não perderia um segundo com filosofia. E me dedicaria à poesia com uma volúpia que até hoje não me permiti. Porque a poesia pertence ao clima de verdade e encanto que a Morte instaura. E ouviria mais Bach e Beethoven. Além de usar meu tempo no prazer de cuidar do meu jardim...

Escritor e educador - Rubem Alves


Curioso que a Morte nada tenha a dizer sobre si mesma. Quem sabe sobre a Morte são os vivos. A Morte, ao contrário, só fala sobre a Vida, e depois do seu olhar tudo fica com aquele ar de "ausência que se demora, uma despedida pronta a cumprir-se" (Cecília Meireles). E ela nos faz sempre a mesma pergunta: "Afinal, que é que você está esperando?" Como dizia o bruxo D. Juan ao seu aprendiz:



"A morte é a única conselheira sábia que temos. Sempre que você sentir que tudo vai de mal a pior e que você está a ponto de ser aniquilado, volte-se para a sua Morte e pergunte-lhe se isso é verdade.



Sua Morte lhe dirá que você está errado. Nada realmente importa fora do seu toque... Sua Morte o encarará e lhe dirá: 'Ainda não o toquei...'"



E o feiticeiro concluiu: "Um de nós tem de mudar, e rápido. Um de nós tem de aprender que a Morte é caçadora, e está sempre à nossa esquerda. Um de nós tem de aceitar o conselho da Morte e abandonar a maldita mesquinharia que acompanha os homens que vivem suas vidas como se a Morte não os fosse tocar nunca".



Às vezes ela chega perto demais, o susto é infinito, e até deixa no corpo marcas de sua passagem. Mas se tivermos coragem para a olharmos de frente é certo que ficaremos sábios e a vida ganhará simplicidade e a beleza de um haikai.


Extra! Extra! Extra! Pensador e poeta brasileiro Rubem Alves morre aos 80 anos!!!

Extra! Extra! Extra! Pensador e poeta brasileiro Rubem Alves morre 
aos 80 anos!!!
Rubem Alves era poeta, filósofo, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, psicanalista, acadêmico e autor de livros para crianças Foto: Reprodução internet
A literatura segue de luto. Morreu no fim da manhã deste sábado (19), o escritor Rubem Alves, de 80 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, segundo o Centro Médico de Campinas. O educador estava internado desde o dia 10 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital por apresentar insuficiência respiratória devido a uma pneumonia.

Esta semana, na quinta-feira, a filha do escritor, Raquel, compartilhou uma mensagem na página oficial dele no Facebook. Raquel já alertava sobre a situação que estavam passando.

- Não vou comentar sobre a minha dor e nem da minha família. Isso seria chover no molhado... Mas posso afirmar que prefiro converter a dor, de ver meu pai tão mal - em amor e gratidão por esse homem e esse pai maravilhoso. Seria injusto pensar nele com dor. Uma pessoa que só tem beleza nos olhos e amor no coração - o tempo todo - alma, pura alma... Quero sinceramente que acima de tudo as pessoas que o amam desejem o melhor para ele, independente do que isso represente. Acima de tudo o AMOR, a gratidão pelas palavras dele que serão eternas. Não há nada mais positivo e mais bonito que isso! E vamos com fé... Agradecemos muito o carinho e boas energias de todos vocês! Que as cores do crepúsculo mais belo preencham o coração de todos.
 
Rubem era casado com Lidia Nopper Alves e deixa três filhos. O escritor nasceu em 15 de setembro de 1933 na cidade mineira de Boa Esperança, e autor de uma bibliografia de mais de 120 títulos, Rubem Alves é conhecido por sua grande contribuição à educação e por seus livros infantis. Educado em família protestante, estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Exerceu a atividade de pastor em Lavras, Minas Gerais. Em 1963 foi para Nova York estudar Mestrado em Teologia. Em 1968, já no Brasil, foi perseguido pelo regime militar. Nesse mesmo ano voltou para os EUA, onde cursou doutorado em Filosofia na Princeton Teological Seminary. De volta ao Brasil ensinou filosofia na Universidade de Campinas.

Nos anos 80 tornou-se psicanalista, através da Sociedade Paulista de Psicanálise. Passou a escrever para os grandes jornais, sobre comportamento e Psicologia. Entre seus livros estão: O Que é Religião, A Volta do Pássaro Encantado, Variações Sobre a Vida e a Morte e Filosofia da Ciência.

Rubem Alves também mantinha o Instituto co seu próprio nome, uma associação aberta, sem fins econômicos e de interesse publico, fundada pelo escritor-educador e sua família. O objetivo era ser um marco na educação, através do desenvolvimento de programas inovadores e alternativos.





quarta-feira, 16 de julho de 2014

EXTRA! EXTRA! EXTRA! PROPAGANDA CONTRA O TABACO GERA POLÊMICA NA FRANÇA!!!


EXTRA! EXTRA! EXTRA! PROPAGANDA CONTRA O TABACO GERA POLÊMICA 
NA FRANÇA!!!

Cartaz publicitários onde um rapaz e uma mulher de cigarro na boca simulam sexo oral com um homem mais velho, está a suscitar a ira das associações de famílias e feministas francesas. O anúncio faz parte de uma campanha pelos direitos dos não-fumadores na qual se argumenta que fumar é como ser obrigado a fazer sexo oral. 
 
"Confundir o vício do tabaco com o sexo é ridículo e escandaloso. Preocupa-me ver alguém descer tão baixo por uma causa justa", lamenta Christiane Therry das Famílias da França (Familles de France).
 
"É cruel e despropositada. Terão pensado nas vítimas de sevícias sexuais?", pergunta Christiane Ruel, presidente da associação Infância e Partilha (Enfance et Partage).

Insuportável - As associações feministas também atacam a campanha que tem como slogan: "Fumar é ser escravo do tabaco!".

"Tanto quanto sei, fazer sexo oral não provoca doenças venéreas", ironiza Antoinette Fouque, co-fundadora do Movimento de Libertação da Mulher (Mouvement de Libération de la Femme).

"A imagem de um adulto com a mão na cabeça de um adolescente é insuportável", afirma Florence Montreynaud, presidente da Chiennes de Garde.

    Alguns veteranos da luta contra o tabaco também criticam a campanha. 
 
     Para Bertrand Dautzenberg, presidente da Prevenção do Tabagismo francesa, "esta campanha deixa os adultos chocados, mas não assusta os adolescentes".

   Entretanto, este mar de críticas passa ao largo dos publicitários.

"O discurso clássico, do tipo: 'O tabaco faz mal', já não funciona", argumenta Marco de La Fuente, responsável pela campanha realizada gratuitamente pela agência BDDP & Fils.

   Para La Fuente "a mensagem é: 'O tabaco é uma submissão'. Ora, no imaginário coletivo, o sexo oral é o símbolo perfeito dessa submissão".

     E você caro leitor, o acha desta campanha? Está correto uma campanha deste tipo - agressiva e com uma conotação fortemente demonstrativa para o lado sexual? 

Deixe seu comentário!!! 
 




terça-feira, 15 de julho de 2014

EXTRA! EXTRA! EXTRA! TÉCNICO DO JUDICIÁRIO APRESENTA PALESTRA PARA ALUNOS DO COLÉGIO MUNICIPAL FERNANDO AUGUSTO PINTO RIBEIRO, NO CINE-TEATRO APOLO!!!


EXTRA! EXTRA! EXTRA! TÉCNICO DO JUDICIÁRIO APRESENTA PALESTRA PARA ALUNOS DO COLÉGIO MUNICIPAL FERNANDO AUGUSTO PINTO RIBEIRO, NO CINE-TEATRO APOLO!!!
Eratóstenes Gomes o técnico judiciário palestrante do dia
      NO DIA 15 DESTE MÊS DE JULHO O TÉCNICO DO JUDICIÁRIO ERATÓSTES GOMES APRESENTOU UMA PALESTRA PARA OS ESTUDANTES DOS 8º E 9º ANOS DO COLÉGIO MUNICIPAL FERNANDO AUGUSTO PINTO RIBEIRO.
A PALESTRA CONTOU COM A PRESENÇA DA EQUIPE GESTORA DO COLÉGIO E DOS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS RESPECTIVAS TURMAS. 

Alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental

COMO PARTE DO PROJETO: O ELEITOR DO FUTURO, A PALESTRA TEVE COMO TEMA - O CIDADÃO E A DEMOCRACIA NO BRASIL – ESTA TEMÁTICA FOI ABORDADA PELO PALESTRANTE ERATÓSTES GOMES, QUE TRATOU DE ASSUNTOS RELACIONADOS ÀS ELEIÇÕES GERAIS 2014 PARA SENADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS, ALÉM DE GOVERNADORES. 

A evolução das urnas eletrônicas
O PAPEL DA JUSTIÇA ELEITORAL, A EVOLUÇÃO DAS URNAS ELEITORAIS, A IMPORTÂNCIA DO ATO DE CIDADANIA DA PRÁTICA DO VOTO ENTRE OUTROS TÓPICOS, FORAM ABORDADOS COM A MAIOR COMPETÊNCIA E NATURALIDADE PELO TÉCNICO ERATÓSTENES GOMES.
OS ALUNOS SE ESCLARECERAM MAIS QUANTO ALGUMAS DÚVIDAS RELACIONADAS ÀS ELEIÇÕES NO BRASIL E, SE DERAM POR SATISFEITOS.

O papel da Justiça Eleitoral
 NO FINAL ALUNOS, PROFESSORES E EQUIPE GESTORA SAÍRAM DO CINE TEATRO APOLO EXTREMAMENTE FELIZES POR CONTA DO QUE APRENDERAM NAQUELA PALESTRA, E MAIS ESCLARECIDOS QUANTO A IMPORTÂNCIA DE FAZERMOS O NOSSO PAPEL COMO CIDADÃOS INSERIDOS NUMA SOCIEDADE EM QUE A DEMOCRACIA, AINDA QUE FALHA, ESTÁ SEMPRE EM CONSTRUÇÃO.

Uma panorâmica do do rol da entrada