quarta-feira, 28 de março de 2018

ENTENDA O QUE É O FASCISMO

Qualquer semelhança não é mera coincidência!


ENTENDA O QUE É O FASCISMO

"O fascismo na Itália é irmão

do fascismo do sul do Brasil"
Lucia Helena Issa


Morei em Roma durante seis anos, de onde colaborei como jornalista com dois grandes jornais brasileiros, e durante os meus anos em Roma, tentei entender o ódio que tomou conta dos jovens italianos nas décadas de 30 e 40 e como o ódio foi sendo alimentado por grupos poderosos e invisíveis até então, legitimando agressões contra todos os que pensassem de forma diferente, contra os jovens de esquerda, contra mulheres mais independentes, contra trabalhadores rurais, etc, dando origem ao Fascismo.

As milícias fascistas eram chamadas de "fascio", uma espécie de feixe com vários gravetos de madeira que, juntos, podem fazer uma fogueira, segundo uma das metáforas usadas na época. O movimento dos " fascio" passou a ganhar força quando a Milizia Volontaria per La Sicurezza passou a agredir as pessoas em passeatas. Os agressores eram chamados de Camicie Nere, Camisas Negras, em homenagem aos "arditi", que usavam uniformes negros, e agiam em nome do anticomunismo, do antipacifismo e do " nacionalismo".

    Os Camisas Negras atacavam mulheres, jovens, espancavam grevistas, intelectuais críticos ao fascismo, membros das ligas camponesas e de qualquer grupo que pensasse de forma diferente dos fascistas. Poucas pessoas sabem que bem antes da II Guerra, os "fascios" foram responsáveis pelo assassinato de 600 italianos, enquanto a polícia italiana se omitia ou se recusava a fazer algo. Essas milícias, no início, usavam porretes e chicotes no lugar de armas, pois seu objetivo era humilhar seus inimigos e não matá-los. A semelhança entre o MBL e outros grupos como os que atacaram mulheres que estavam participando de uma caravana política, com os jovens fascistas italianos da década de 30 é assustadora. Os Camicie Nere queriam impedir as pessoas de circularem livremente pelo território italiano. As milícias que atacam no Brasil também.

Os Camicie Nere odiavam os trabalhadores rurais, os jovens de esquerda e os membros das Ligas Camponesas. Os que atacaram no sul do Brasil também. Os fascistas italianos tiveram o apoio de policiais e, mais tarde, do próprio Mussolini. Os que agrediram mulheres no sul do Brasil tiveram o apoio dos policiais e de uma senadora da República.

Vivendo em Roma, pude entrevistar pessoas que perderam seus pais durante o Fascismo e centenas de mulheres que lutam para que a história jamais se repita e o ódio não seja adubado. Recentemente, o Facebook fechou uma página italiana chamada "Giovani fascisti italini" (Jovens Fascistas Italianos), que tinha como objetivo alimentar o ódio e como membros jovens de extrema direita e dois senadores que os apoiavam.

Recentemente, o Facebook brasileiro fechou uma página ligada ao MBL, por criar notícias falsas sobre a vida de Marielle Franco e por alimentar o ódio.


(Historiadores pela Democracia)



Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-fascismo-na-italia-e-irmao-do-fascismo-do-sul-do-brasil-por-lucia-helena-issa/

SENSEI ERIVAN LOPES DE OLIVEIRA (judô) É O MAIS NOVO CIDADÃO DOS PALMARES!


SENSEI ERIVAN LOPES DE OLIVEIRA (judô) É O MAIS NOVO CIDADÃO DOS PALMARES!

Na noite dessa terça-feira (27/03) o vereador Godoy de Bartô teve aprovado por unanimidade e com louvor, o seu requerimento que concede o Título de Cidadão Palmarense ao Semsei Erivan Lopes de Oliveira. Tal iniciativa foi uma adesão a Campanha do Professor Gleidistone Antunes, publicada em seu Blog e na sua página do Facebook, onde várias pessoas ficaram sabendo que o Erivan não é natural desta cidade, mas que há quase quarenta anos vem dedicando-se ao ensino do judô na formação de cidadãos mais disciplinados, conscientes do seu papel na sociedade e mais saudáveis do ponto de vista da saúde física e mental.

Os vereadores Godoy de Bartô (autor do requerimento) e Luciano Rodrigues, que foram alunos do Sensei Erivan, se mostraram muito felizes com a honraria e na oportunidade agradeceram ao seu mestre os pelos ensinamentos que receberam, quando foram alunos do Erivan. O vereador presidente da casa, Saulo Acyole, muito solícito, facultou a palavra ao emocionado blogueiro e Professor Gleidistone Antunes, que leu o histórico de vida e de serviços prestados, pelo Sensei Erivan, à cidade dos Palmares. As vereadoras Ray do Quilombo e Paulete, também externaram suas alegrias e felicitações ao mais novo Cidadão dos Palmares. O vereador Josias ficou surpreso ao saber das origens do Erivan, mesmo tendo sido colega de infância, não sabia que o Professor era de outras paragens, mas que veio residir nesta cidade ainda quando tinha apenas oito anos. Os vereadores Amós, Toinho Enfermeiro e os demais também fizeram suas considerações e parabenizaram o Erivan lopes que, mesmo emocionado, mostrou equilíbrio contendo suas lágrimas e, junto a sua filha Júlia e ao seu discípulo Gladstony Gomes, mostrou-se extremamente feliz e agradecido pela honraria que acabara de receber. 

Ficam aqui os nossos agradecimentos ao vereador Godoy de Bartô por ter abraçado esta nossa Campanha pró Erivan Lopes, cidadão palmarense, já. E desejar a todos os que votaram, por unanimidade, em favor da titulação, muito merecida, do Erivan Lopes, felicidades e que o Deus dos seus corações os abençoe.