sexta-feira, 20 de setembro de 2013

AO MEU AMIGO CAMELÔ – MUITAS VEZES INVISÍVEL!!

O amigo Val Hip no seu comércio de artesanato.


AO MEU AMIGO CAMELÔ –
MUITAS VEZES INVISÍVEL!!
NESTE MUNDÃO DE NOSSO BOM DEUS TEMOS O PRAZER DE VER, APESAR DE TANTAS COISAS RUINS, BONS EXEMPLOS DE CIDADANIA, PERSEVERANÇA E HONRADEZ.
MUITOS NÃO O CONHECEM PESSOALMENTE. OUTROS O IGNORAM QUANDO PASSAM POR ELE. OUTROS O VÊ, MAS NÃO O ENXERGA, POIS PASSAM DESPERCEBIDOS (É O CASO DO HOMEM INVISÍVEL).
TODAVIA, QUEM O OBSERVA, NA LABUTA DO DIA A DIA, PERCEBE LOGO DE CARA, QUE O CARA É MUITO GENTE BOA. É MAIS UM, DENTRE TANTOS BRASILEIROS QUE SOBREVIVEM HONESTAMENTE COM O POUCO QUE GANHA, VENDENDO OS PRODUTOS DOS SEUS TRABALHOS ARTESANAIS.
REFIRO-ME A PESSOA MAIS SIMPÁTICA E CARISMÁTICA DA PRAÇA Dr PAULO PARANHOS. SEU NOME DE BATISMO EU NÃO SEI, MAS NÃO PRECISA. NÓS O CHAMAMOS DE VAL HIP. EU PARTICULARMENTE O CHAMO DE "VIZINHO". CREIO QUE SOMENTE, POIS JÁ MORAMOS PERTINHO DE PAREDE. AGORA, PENSE NUM CABRA RISONHO, ANIMADO! ELE É, SOBRETUDO, A GENTILEZA EM PESSOA.
QUANDO VOCÊ, AMIGO LEITOR FACEANO, PASSAR EM FRENTE AO PONTO DE ARTESANATO DO VAL HIP, NA PRÇA Dr PAULO PARANHOS, DÊ UMA PARADINHA, UMA OLHADINHA E UMA COMPRADINHA NOS PRODUTOS DO MEU AMIGÃO.
NESSA PARADINHA, SE VOCÊ NÃO COMPRAR, NÃO SE APERREI. NO MÍNIMO, VOCÊ VAI GANHAR UM BELO DE UM SORRISO. E O MELHOR DE TUDO, É DE GRÁTIS!!!
ASS: Prof Gleidistone Antunes

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EXTRA! EXTRA! EXTRA! Professores das áreas rurais carecem de formação para lidar com a já sabida especificidade das salas multisseriadas!



EXTRA! EXTRA! EXTRA! Professores das áreas rurais carecem de formação para lidar com a já sabida especificidade das salas multisseriadas!


No início de julho, o MEC instituiu a Escola da Terra, ação do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) que oferece formação continuada aos professores que atuam em escolas no campo e em comunidades quilombolas. A ideia é oferecer um curso com carga mínima de 180 horas a docentes que lecionam nessas áreas, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental e, sobretudo, para as turmas multisseriadas. Essa descrição, publicada no Diário Oficial da União, faz perguntar o porquê desse foco. Do total de escolas do campo (76.229), 71,37% (54.405) têm salas com estudantes de diversas séries, que somam 22% (1.384.654) das matrículas totais do campo (6.293.885), segundo o Censo Escolar Inep 2011. O desafio hoje é similar ao de seis anos atrás, quando 70% dessas instituições eram multisseriadas.


 
Ainda de acordo com o Censo Escolar, atualmente existem 342.845 professores no campo. Desse total, apenas 53,23% (182.526) possuem o ensino superior. Mas, por enquanto, são 7,5 mil vagas de formação continuada do programa Escola da Terra previstas para 2013. Ou seja, a princípio, o projeto pode atender 4,1% do conjunto de docentes do campo com formação universitária.

Neste ano, as vagas serão distribuídas por sete universidades federais, segundo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. E, para ser instituída em uma cidade ou estado, a formação continuada da Escola da Terra depende da adesão das secretarias estaduais ou municipais de Educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).


Licenciaturas

Para os 160.319 professores sem ensino superior que atuam no campo, ou 46,76% desse conjunto, foram abertas neste ano 4.865 vagas presenciais de licenciatura em universidades e institutos federais das cinco regiões do Brasil. Ou seja, as vagas atenderão 3% dos docentes que ainda atuam sem formação universitária. Até 2015, a meta é abrir um total de 15 mil vagas pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), o que significa atender 9,35% dos educadores sem licenciatura.
Um dado do EducaCenso 2007, em um relatório do Observatório da Equidade, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), mostra que, à época, dos 311.025 professores da Educação Básica no campo, 57,1% (177.595) deles não tinham cursado faculdade.
Mesmo com essa pequena melhora, é importante ressaltar que hoje, do total de 160.319 docentes do campo sem formação superior, ainda existem 4.127(2,5%) que apenas cursaram o ensino fundamental.


FONTE: Revista Educação