segunda-feira, 7 de setembro de 2020

EXTRA! EXTRA! EXTRA! NOVA POÉTICA ACABA DE SER LANÇADA EM PERNAMBUCO!!! (Por Gleidistone Antunes)


EXTRA! EXTRA! EXTRA!

NOVA POÉTICA ACABA DE SER LANÇADA EM PERNAMBUCO!!!

 

Na noite do dia 7 de setembro de 2020, 16 poetas participaram de uma videoconferência que lançou um novo gênero textual denominado Setígono.

O estilo poético produz um texto que deixa ao bel prazer do poeta “setigonista” a sua criatividade solta, livre e sob o leme do imaginário.

Surgido (ou nascido) na cidade de Xexéu – PE, esta nova poética arrastou outros tantos poetas que, surpresos, intrigados, mas agora apaixonados pelo estilo, embora cada um tenha o seu, e que já produziram mais de duzentos poemas.

A teorização já tem cinco artigos literários que trata desse garoto poético, que nasce a partir do caos, provocado pelo afastamento social, e da necessidade inquietante que o seu criador sentiu e sente para a criação de novos poemas e prosas, além de criar essa nova poética – o Setígono.

Afinal, do que se trata mesmo esse negócio de setígono? Como o próprio nome já diz, tem algo a ver com o numero 7. Claro! Mas que não tem nada a ver com versos de 7 sílabas poéticas, entretanto, tem a ver com poemas de 7 versos em frases-versos. Todavia, essa questão de rima, fica ao critério do setigonista.

Agora, temos como exemplos a explicação do seu criador – poeta, prosador e antologista, professor de Teoria da Literatura e articulador do Movimento da Poesia Absoluta, e agora também, do Movimento da Poesia Setigonal – o setigonista, Admmauro Gommes:

 

Setígono é um poema que contém sete versos, número que dá origem a essa composição literária. Não há rigor quanto ao uso da rima, no entanto, a rima interna é muito presente. O primeiro e o último versos aparecem em negrito, pois podem ser lidos juntamente, independentes do conjunto da estrofe central. Este recebe o nome de meridiano e os versos em negrito são chamados polares por se situarem na extremidade do poema. Nos versos polares, encontra-se a essência do estilo, pois geralmente condensam a ideia global.”

Abaixo, temos alguns exemplos de setígonos escrito por seus representantes, sobretudo, o de Admmauro Gommes:

 

Você não está só

 

na vida, nem na rotina

nenhum problema termina

se você não reagir.

Plante flores de esperança

para vencer o duelo

 

em um setembro amarelo. - Admmauro Gomes

 ------------------------------------

 A agudez da vida é sagaz

 

afogando-se a si se desfaz

Mordendo o vento em pesadelo

Mesmo tendo recebido zelo.

Mesmo assim se morrer entristecida

É peleja viver na rinha deste planeta

 

e enxerga o mundo por uma luneta! – Tony Antunes

 ----------------------------------------

 No Silêncio a seta

 

voou a caminho da busca

Entre possíveis êxitos

Mergulhado na sorte

Ou a essência me falou.

No epicentro, o desejo

 

acertou os sete versos – Davi Mota


Além desses poetas, os escritores a seguir, em 20 dias, produziram, somando os textos de todos, cinco artigos teorizando o setígono e quase 200 poemas: Admmauro Gommes, Adriano Sales, Caio Vitor Lima, Cícero Felipe, Davi Mota, João Constantino, José Durán y Durán, Kevelly Kassandra, Libene Tenório, Neilton Lins, Pâmella Emanuella, Romilda Andrade, Sylvia Beltrão, Tony Antunes, Wilson Santos e Zé Ripe.

 

Mais informações:

admmaurogommes@hotmail.com