sábado, 25 de maio de 2013

A FÁBULA DO VAGALUME E DA SERPENTE

A FÁBULA DO VAGALUME E DA SERPENTE

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga lume.
Este fugia rápido da feroz predadora, e a serpente não desistia.
Primeiro dia, ela o seguia. Segundo dia, ela o seguia.
No terceiro dia, Já sem forças, o vaga-lume parou e falou á serpente:
-Posso te fazer Três perguntas?
-Não estou acostumada a dar este precedente a ninguém, porém como vou te devorar, podes perguntar.
Contestou a serpente.
-Pertenço a tua cadeia alimentícia? Perguntou o vaga lume.
-Não, respondeu a serpente.
-Eu te fiz algum mal?Diz o vaga-lume.
-Não.Respondeu a serpente.
-Então por que queres acabar comigo?
-Porque não suporto ver-te brilhar.

Conclusões:

Muitas vezes nos envolvemos em situações nas quais nos perguntamos:
Por que isso me acontece se não fiz nada de mal, nem causei dano a ninguém?
Certamente a resposta seria: Porque não suportam ver-te brilhar!
Quando isso acontecer, não deixe diminuir seu brilho. Continue sendo você mesmo! Segue fazendo o melhor! Não permita que te lastimem, nem que te retardem. Segue brilhando e não poderão tocar-te. Porque tua luz continuará intacta. Tua essência permanecerá, aconteça o que acontecer.
Seja sempre autêntico(a), embora tua luz incomode os predadores!

Você já passou por uma situação destas com um colega de trabalho ou um chefe que não podia ver o seu desenvolvimento e tinham inveja de você? Deixe seu comentário.

CONCEITO DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO DA PALAVRA “PIRIGUETE”

CONCEITO DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO DA PALAVRA “PIRIGUETE”


Piriguete é um termo pejorativo, usado para descrever uma mulher que não quer outra coisa senão diversão e prazer. Periguetes são as mulheres independentes e liberais que procuram ter envolvimento físico com um homens, ou mesmo outra mulher, que podem ser solteiros ou comprometidos. Uma das suas características é que ela não se apega facilmente e normalmente não procura um relacionamento duradouro.
Piriguete é uma classificação de mulheres conhecidas por estarem sempre na balada, geralmente solteiras, que escolhem com quem e quando querem ficar, auto-suficientes e que não se importam com a opinião alheia. A palavra piriguete surgiu em Salvador, capital da Bahia, e vem da palavra perigosa. 
A piriguete não costuma ser muito bem vista pelo público feminino e muitas vezes nem mesmo pelo masculino, pois são tachadas de vulgares, prostitutas e afins. Apesar de muitas sentirem-se inferiorizadas, é uma palavra, que também, muito usada em tons de brincadeiras.
A piriguete gosta de receber atenção, e faz bastante sucesso com alguns homens, porque apresenta simpatia, segurança, liberdade/libertinagem, desenvoltura e personalidade.
A palavra piriguete ficou muito conhecida no Brasil todo pela cantora baiana Ivete Sangalo, por funkeiros como o Mc Papo, mas também por várias bandas de pagode e sertanejos, entre outras.
O termo piriguete é atualmente bastante utilizado em letras de funks e a música "Piriguete", do Mc Thiago, ficou muito famosa durante o verão dos anos de 2008 e 2009.

Liberdade X Libertinagem, conceitos de uma sociedade “Moderna”





X

Liberdade X Libertinagem, conceitos de uma sociedade “Moderna”

A sociedade brasileira está vivendo um momento terrível de transformação em que crianças e jovens estão cada vez mais pseudoindependentes, e que não se questionam acerca das atitudes em meio aos ambientes que frequentam. Tais situações de comportamentos socialmente inadequados gera desconforto e constrangimentos, por conta da falta de consciência e de entendimento do seja a diferença entre liberdade e libertinagem.
Liberdade e libertinagem são dois conceitos relacionados e que muitas pessoas confundem. Os dois são fulcrais no processo de tomada de decisão do ser humano, e revelam atitudes diferentes dos indivíduos.
A liberdade consiste no direito de se movimentar livremente, de se comportar segundo a sua própria vontade, partindo do princípio que esse comportamento não influencia negativamente outra pessoa. De acordo com a filosofia, a liberdade é a independência, autonomia e espontaneidade do ser humano.
Por outro lado, a libertinagem é fruto de um uso errado da liberdade, porque demonstra irresponsabilidade, que pode prejudicar não só a própria pessoa, mas outras pessoas também. Quem age com libertinagem, revela não se importar com as consequências que o seu comportamento pode ter. Em muitos casos, a libertinagem é traduzida por uma ausência de regras. Desta forma, alguém que bebe e depois dirige, é um exemplo de alguém cuja atitude evidencia libertinagem, pois está colocando em risco a sua vida e a vida de outras pessoas.
A famosa frase "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro", atribuída por muitas pessoas ao filósofo inglês Herbert Spencer, indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo, e o seus direitos.
Na Bíblia, mais concretamente em 1 Coríntios 6:12, o apóstolo Paulo afirma: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." Esta passagem revela que nós temos a capacidade de fazer muitas coisas, mas que nem tudo o que podemos fazer é bom, porque as nossas ações têm consequências.
Já a libertinagem assume uma mentalidade oposta: "Eu posso fazer tudo o que eu quiser, ninguém tem nada a ver com isso e ninguém pode me impedir." Um libertino é alguém rebelde, egocêntrico, embrutecido, escravo de todos os desejos que surgem na sua mente, e por esse motivo a libertinagem é a principal causa de suas  barbaridades. A libertinagem escraviza e mutila o ser humano, enquanto o oposto - a liberdade - o capacita a ter uma convivência saudável com o seu próximo.

O TERMO - PARADIGMA, E A SUA CONSTRUÇÃO NA SOCIEDADE

O TERMO - PARADIGMA, E A SUA CONSTRUÇÃO NA SOCIEDADE
Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.
A partir dessa premissa, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..." Você não deve perder a oportunidade de passar esta história para seus amigos, para que, vez por outra, questionem-se porque estão batendo... "É MAIS FÁCIL
DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE QUEBRAR UM PARADIGMA". (Albert Einstein)

domingo, 19 de maio de 2013

"I CONCURSO MENINA MODEL 2013" EM PALMARES - PE

 
"I CONCURSO MENINA MODEL 2013" EM PALMARES - PE
A beleza é algo que, desde a antiguidade, fascina a todos, sejam homens, mulheres, jovens, crianças e velhos. E sabemos que toda comunidade, independente de tamanho populacional ou cultura, é capaz de descrever aquilo que considera bonito, atraente e belo aos olhos. Dessa forma, a Royal Produções se propôs a realizar, em parceria com a Prefeitura dos Palmares, Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e Instituto SOS Polis, o “Concurso Menina Model" com objetivo de eleger a Miss Palmares 2013, ou seja, a jovem que reúna beleza física, desenvoltura e graciosidade para representar o nosso município no Miss Pernambuco 2014. Cremos que a realização do “Concurso Menina Model” será um meio de tornar nossa cidade mais conhecida no âmbito estadual, pois o evento poderá contar com a presença da mídia regional e estadual como rádio, revista, jornal, internet e TV. Essa proposta se espelha em inúmeras outras realizadas em diversas partes do Brasil, e se trata de um concurso de caráter cultural, com fins de promover e divulgar a história e valores regionais entre todos os moradores de nosso município e região. A comissão organizadora do evento, a Royal Produções, lança o “Concurso Menina Model”, que será um evento cultural com foco na ampla participação popular como forma de reconhecimento e valorização da graça e beleza feminina de nossa cidade. O concurso tem o proposito de eleger a 1ª Menina Model que receberá o titulo de Miss Palmares 2013. Para a realização do Concurso serão constituídas duas comissões: (I) Comissão Organizadora; e (II) Comissão Julgadora. O Concurso irá premiar as três primeiras colocadas com prêmios ou valores que serão divulgados no edital. Espera-se que o “Concurso Menina Model" seja um evento de envolvimento de toda a comunidade local, com a participação de estudantes e moradores de todos os bairros da cidade, bem como a colaboração de empresas da nossa cidade. Então, meninas palmarenses, preparem-se! O sonho começou!!!
 
PARA LER O REGULAMENTO, ACESSE AO LINK: http://www.meninamodel2013.blogspot.com.br/p/regulamento.html

EXTRA! EXTRA! EXTRA! ANTIGA CASA EM QUE ASCENSO FERREIRA MOROU, ESTÁ DETERIORADA!!!


EXTRA! EXTRA! EXTRA! ANTIGA CASA EM QUE ASCENSO FERREIRA MOROU, ESTÁ DETERIORADA!!!

A IMPORTÂNCIA DESTE POETA PALMARENSE É RECONHECIDA NO MUNDO TODO. MAS APENAS TER SEU NOME RECONHECIDO NÃO BASTA PARA QUE UM HOMEM COM AS DIMENSÕES DE ASCENSO FERREIRA SEJA LEMBRADO APENAS EM JORNAIS, LIVROS, REVISTAS E OU ÉPOCAS EM QUE SE COMEMORAM O ANIVERSÁRIO DESSE ILUSTRE CIDADÃO UNIVERSAL.

É PRECISO QUE SE PRESERVE A MEMÓRIA DO FILHO DE DONA MAROCAS TAMBÉM EM SUA CIDADE. UM EXEMPLO DISSO É A CASA EM QUE ASCENSO FERREIRA CHEGOU A MORAR DURANTE MUITO TEMPO. REFIRO-ME À CASA QUE FICA NA ESQUINA DA VISCONDE DO RIO BRANCO Nº. 1528, COM A RUA ANTONIO BECO. A CASA FICA NO OUTRO LADO DA ESQUINA DA MAÇONARIA.
AS IMAGENS SÃO DE DESCASO E DESRESPEITO À MEMÓRIA DO MAIOR NOME QUE REPRESENTA PALMARES NO MUNDO DA POESIA.
ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE OS PODERES CONSTITUÍDOS DE NOSSA CIDADE, ELABORAREM UMA LEI DE DESAPROPRIAÇÃO DO IMÓVEL, E RESTAURAREM ÀQUELE ESPAÇO, QUE PODERIA SER DE CULTURA E DE GRANDEZA, COMO TANTO DECANTARAM OS GRANDES POETAS: NEHEMIAS GALDINO DE ARAÚJO, EDSON CARLOS RODRIGUES E MILTON BARBOSA SOUTO, AUTORES DO HINO DOS PALMARES.
COM A PALAVRA, OS VEREADORES DOS PALMARES QUE DEVERIAM PRESTAR MAIS ATENÇÃO NA SUA CIDADE, E CONHECEREM MELHOR A HISTÓRIA DA CIDADE QUE OS ELEGEU.