domingo, 19 de maio de 2013

EXTRA! EXTRA! EXTRA! ANTIGA CASA EM QUE ASCENSO FERREIRA MOROU, ESTÁ DETERIORADA!!!


EXTRA! EXTRA! EXTRA! ANTIGA CASA EM QUE ASCENSO FERREIRA MOROU, ESTÁ DETERIORADA!!!

A IMPORTÂNCIA DESTE POETA PALMARENSE É RECONHECIDA NO MUNDO TODO. MAS APENAS TER SEU NOME RECONHECIDO NÃO BASTA PARA QUE UM HOMEM COM AS DIMENSÕES DE ASCENSO FERREIRA SEJA LEMBRADO APENAS EM JORNAIS, LIVROS, REVISTAS E OU ÉPOCAS EM QUE SE COMEMORAM O ANIVERSÁRIO DESSE ILUSTRE CIDADÃO UNIVERSAL.

É PRECISO QUE SE PRESERVE A MEMÓRIA DO FILHO DE DONA MAROCAS TAMBÉM EM SUA CIDADE. UM EXEMPLO DISSO É A CASA EM QUE ASCENSO FERREIRA CHEGOU A MORAR DURANTE MUITO TEMPO. REFIRO-ME À CASA QUE FICA NA ESQUINA DA VISCONDE DO RIO BRANCO Nº. 1528, COM A RUA ANTONIO BECO. A CASA FICA NO OUTRO LADO DA ESQUINA DA MAÇONARIA.
AS IMAGENS SÃO DE DESCASO E DESRESPEITO À MEMÓRIA DO MAIOR NOME QUE REPRESENTA PALMARES NO MUNDO DA POESIA.
ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE OS PODERES CONSTITUÍDOS DE NOSSA CIDADE, ELABORAREM UMA LEI DE DESAPROPRIAÇÃO DO IMÓVEL, E RESTAURAREM ÀQUELE ESPAÇO, QUE PODERIA SER DE CULTURA E DE GRANDEZA, COMO TANTO DECANTARAM OS GRANDES POETAS: NEHEMIAS GALDINO DE ARAÚJO, EDSON CARLOS RODRIGUES E MILTON BARBOSA SOUTO, AUTORES DO HINO DOS PALMARES.
COM A PALAVRA, OS VEREADORES DOS PALMARES QUE DEVERIAM PRESTAR MAIS ATENÇÃO NA SUA CIDADE, E CONHECEREM MELHOR A HISTÓRIA DA CIDADE QUE OS ELEGEU.


5 comentários:

  1. Creio que a responsabilidade moral seja pertinente a todos, a começar pelo Prefeito eleito até os atuais representantes da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, que deveriam acionar a FUNDARPE e o IPHAN para obterem o tombamento desse patrimônio e de outros, como a Casa do Inglês.

    Angelo Meyer
    Artista palmarense
    Mestre em Educação

    ResponderExcluir
  2. MEU QUERIDO AMIGO E IRMÃO ANGELO MEYER, É COM PRAZER QUE RECEBO O TEU COMENTÁRIO. ELE ME SERVIRÁ DE APOIO PARA LUTAR PELO TOMBAMENTO DAQUELE ESPAÇO QUE UM DIA, ACOLHEU O NOSSO POETA MAIOR PALMARENSE: ASCENSO FERREIRA.

    ResponderExcluir
  3. Muito pertinente a crítica de Gleidistone Antunes, que tomei conhecimento através do meu querido amigo Angelo Meyer. Morei em Palmares dos meus 7 aos 15 anos, quando fui interna no Colégio de Nossa Senhora de Lourdes. Acredito que cabe aqui uma mobilização de todos nós envolvidos com as artes e a cultura e que fomos influenciados por Ascenso Ferreira e sua obra.
    Afinal, não é porque o Ascenso escreveu os versos:
    "...Num sobradão arruinado, Tristonho, mal-assombrado, Que dava fundos prá terra. ..."
    que a casa que ele morou precise se eternizar nestas condições. Cabe a nós nos mobilizarmos e INCOMODARMOS O PODER PÚBLICO para que efetive o tombamento desta casa e a transforme no Centro Cultural Ascenso Ferreira. E tenho dito!!! cheiros airômáticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERO AGRADECÊ-LA POR TER POSTADO SEU COMENTÁRIO NO MEU BLOG, E SABER QUE GENTE INTELIGENTE E CONSCIENTE COMO VOCÊ FAZ PARTE DO CAST DE AMIZADES DO MEU AMIGO ANGELO. FICO MAIS FELIZ AINDA POR SABER QUE VOCÊ CONHECE A TERRA DOS POETAS, POR TER MORADO AQUI E SE SOLIDARIZA COM A CAUSA ASCENSO FERREIRA.
      UM GRANDE ABRAÇO E MEUS DESEJOS SINCEROS DE PAZ PROFUNDA!!!

      Excluir
  4. boa noite!
    algum de vocês poderia me informar a data de construção dessa casa?

    ResponderExcluir