segunda-feira, 8 de outubro de 2018

A “IMUNOTERAPIA”, O MAIOR AVANÇO NO COMBATE AO CÂNCER DOS TEMPOS (Gleidistone Antunes)

A “IMUNOTERAPIA”, O MAIOR AVANÇO NO COMBATE AO CÂNCER DOS TEMPOS

Cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia. Opções tradicionais no tratamento do câncer. Mas nos últimos anos, uma nova terapia surgiu como um avanço: a imunoterapia moderna, que rendeu o prêmio Nobel de Medicina a dois imunologistas, o americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo por suas descobertas na área.

Drauzio Varella explica que técnica é essa, e em que casos ela pode trazer a cura. “Os cientistas Allison e Honjo desvendaram os mecanismos que as células tumorais utilizam para escapar do ataque dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa imunológica. Elas produzem proteínas que se ligam à superfície dos glóbulos brancos e agem como breques, como freios, que os tornam inofensivos. A partir daí, foi possível desenvolver medicamentos que rompem esses freios. Desbloqueados, os glóbulos brancos atacam as células malignas com liberdade”.

No Brasil, a imunoterapia está disponível desde 2016, mas é um procedimento extremamente caro. A esperança no desenvolvimento do tratamento é grande, mas o país ainda está ensaiando os primeiros passos.

ACESSE AO VÍDEO COM AS EXPLICAÇÕES DO Dr DRAUZIO VARELA

FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/10/08/drauzio-varella-explica-a-imunoterapia-tratamento-que-deu-nobel-de-medicina-a-dois-pesquisadores.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário