sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resumo do livro “O velho e o mar” do escritor Ernest Hemingway - SILVA, Gleidistone da.

Resumo do livro “O velho e o mar” do escritor Ernest Hemingway
SILVA, Gleidistone da.



Em “O velho e o mar” (1952), o autor Ernest Hemingway conta a história de um velho pescador que limitado pela idade avançada, vê-se excluído da sua comunidade, contando apenas com um garoto como verdadeiro amigo que lhe dedica toda admiração, respeito e carinho, sentimentos tais, advindos da gratidão que o garoto sentia por ter aprendido a pescar com o bom e velho Santiago, por isto o amava e fazia questão de ajudá-lo sempre e prover-lhe um pouco de comida e água que conseguia no vilarejo da ilha em que moravam.
Diante dessas circunstancias, o velho Santiago vê-se obrigado a provar que ainda é capaz de trabalhar e de superar suas limitações físicas impostas pelo tempo.
Ajudado pelo garoto Manolim, o velho prepara seu barco e parte para alto mar em busca do seu sustento que há muito lhe proporcionava a sobrevivência, isto, de maneira extremamente precária.
Em alto mar, depois de muitas tentativas, finalmente o velho Santiago consegue fisgar um enorme peixe-espada, e com ele, trava uma árdua luta de três dias, envolvendo paciência, maturidade e “artimanhas”, até conseguir vencê-lo pelo cansaço.
Todavia, o velho não imaginava o que viria pela frente. Tubarões famintos, atraídos pelo cheiro do grande peixe-espada que vinha sendo rebocado pela pequena embarcação, aproximaram-se em busca de alimento.
Armado apenas com uma faca e um par de remos, o velho consegue livrar-se de alguns bichanos, mas vencido pelo cansaço, pela idade, pela fome e sede, o velho entrega-se exaurido de todas as suas forças. Os tubarões venceram, devoraram seu precioso peixe-espada, deixaram-lhe apenas a cabeça e parte do esqueleto.
O velho Santiago consegue chegar à ilha, já à boca da noite, atraca seu barquinho e vai para sua cabana, deita-se e dorme. Pela manhã todos os pescadores ficam surpresos e questionam entre si – “Como o velho pôde pescar um animal tão grande?”
O pequeno Manolim corre para a cabana do velho, mas ele ainda dorme, o menino vê o tamanho da carcaça do peixe percebendo assim, a grande batalha que o velho enfrentara em alto mar, e fica feliz que Santiago tenha escapado vivo dessa luta. O velho acorda e meio sonolento diz ao menino que a sorte o abandonara de vez, o garoto cheio de amor, tenta animá-lo, mas o velho já dorme novamente. O garoto, fora da cabana, chora por ter visto o amigo Santiago alquebrantado pela dura luta de sua vida.

Resumo aleatório

Após longo sofrimento em alto mar, tentando provar sua capacidade, e, exaurido de todas as suas forças, o velho Santiago chega à sua cabana, acabara de vir do mar. Perdera uma árdua batalha para alguns tubarões que devoraram um enorme peixe-espada que havia pescado após vários dias em alto mar. Sobrara apenas a carcaça do grande peixe, o qual chamou a atenção de todos os outros pescadores pela grandiosidade de seu esqueleto e cabeça. Tal fato fizera com que todos questionassem entre si: - Como um só homem pôde trazer à praia um peixe tão estupendo!? Não sabiam eles que o velho lutara por àquele animal até as ultimas forças de seu corpo.
Havia enfrentado a fome, a sede e o desgaste físico até que o grande peixe-espada se rendeu ao experiente pescador.
Santiago, ajudado pelo garoto Manolim, saíra da ilha disposto a provar que ainda poderia realizar seu trabalho, e mostrar sue valor às pessoas da sua comunidade, pois todos o tratavam com desprezo e preconceito pelo fato dele ser um homem velho que, de acordo com a visão dos outros pescadores da ilha, não servia mais para nada.
Santiago passou três dias de vigília e de luta com o bichano, enfrentado a fome, a sede, o calor do dia e o frio da noite até que o peixe-espada rendeu-se à sua perspicácia de pescador antigo e conhecedor das artimanhas do mar.
  
Análise psicológica das personagens

O velho Santiago - Durante todo o tempo em que o velho ficou no mar, deixava vir à tona o diálogo consigo mesmo, onde, de maneira franca, expunha um misto de medo e coragem, seus valores psicológicos e sua vontade de superação. O diálogo se dava também com o mar, com céu, com as aves, com o peixe que pescara e, principalmente, com o seu próprio corpo já surrado e cicatrizado pela dura lida de sua tarefa, herança de toda uma vida dedicada à arte da pesca.
Na medida em que o combate se desenvolve, o leitor vai embarcando no monólogo interior de Santiago, em suas dúvidas e angústias e, com as mãos úmidas de sangue o pobre homem, apela para que a sorte não o abandone. Por fim, o peixe dobra-se à força do pescador. Mas a vitória (ou derrota?) não está completa – surgem os tubarões, e, em pleno alto mar, trava-se um duelo entre um homem exaurido de suas forças, mas com o poder de raciocínio, versus o instinto animalesco de ferozes tubarões, ávidos pela preciosa pesca do velho Santiago.
A persistência e a coragem formam a tônica do caráter desse velho, o amor e a saudade do garoto que já não o acompanha naquele momento de desespero e de dor, aliados à necessidade de se impor diante dos outros pescadores, contribuem marcadamente para que o velho lute até quedar exangue, todavia, ciente de que dera o melhor de si, entregou-se totalmente. Eis a vitória de velho Santiago.

O garoto Manolim – A gratidão e o respeito são a base em que se fundamenta o amor de Manolim pelo velho Santiago. Tudo isto expressa-se em atitudes de ajuda para proporcionar ao velho amigo, algum lenitivo que lhe alivie um pouco o sofrimento impostos pela vida. Humildade, bondade e otimismo selam o marco de amizade entre os dois amigos.
  
O velho e o mar: influência nos dias atuais

O homem hodierno vive num mar de influências onde o que vale é o consumismo, a exploração do homem pelo homem, a mentira em detrimento da verdade, o famoso “salve-se quem puder”. Todavia o que nos acalenta é saber que existem, ainda, pessoas que conservam bons hábitos como o da leitura sadia, onde se pode conhecer as melhores personagens da história que, por intermédio de sua literatura, puderam exercer algum tipo de influencia positiva na vida de muita gente sedenta por conhecimento e, acima de tudo, exemplo de caráter, coragem e determinação. É o caso do texto “O velho e o mar” de Ernst Hemingway.
O autor mostra um texto que nos apresenta a transversatilidade de tempo, onde, o passado e o presente, misturam-se num só tempo, levando-nos, muitas vezes, a visualizarmos as cenas em que se desenrola o enredo, como se estivesse acontecendo nos dias de atuais.
Paralelamente à história de Hemingway, o que vemos nos dias de hoje, é uma luta ferrenha pela sobrevivência da maioria da população brasileira, especialmente os menos favorecidos que buscam ascender na escala social. Inserida nessa luta, estão os que já passaram dos cinqüenta anos que, no oceano de desilusões em que estão à deriva e, de acordo com os paradigmas da sociedade hipócrita e excludente, já tornaram-se obsoletos. O velho Santiago está tão presente em nossos dias como no livro de Hernest. Podemos vê-los abandonados nos abrigos, nas praças, embaixo dos viadutos e nas calçadas de nossas cidades. O garoto Manolim está em cada coração bondoso e caridoso que, mesmo sem ter condições, busca dentro de suas possibilidades, amenizar o sofrimento dos muitos Velhos Santiagos dos nossos dias.
Todos deveriam ler O velho e o mar, e dele tirar o exemplo de coragem força e determinação. Do garoto, tirar o exemplo de gratidão, respeito pelos mais velhos, amor e caridade por aqueles que não têm do que viver. Por essas e outras, Ernest Hemingway se fez um imortal. Um dos grandes vultos do século XX, um escritor que certamente será lembrado daqui a outros 100 anos, ao lado, por exemplo, do irlandês James Joyce, de quem foi vizinho quando morou em Paris pela primeira vez. E quando algum crítico afobado ou presunçoso criticar o mestre por uma publicação póstuma certamente desautorizada, é bom saber que nem mesmo o rugido dos leões será capaz de silenciar os sinos que hoje dobram por ele.


A época do autor

O ano em que o autor produziu “O velho e o mar”, os Estados Unidos passavam por acontecimentos marcantes para a história daquele país. A morte de Vincenzo Capone (irmão de Al Capone); o presidente Truman estabelece a National Security Agency; Ovinis são vistos e fotografados em New York; o psicopedagogo Jean Piaget publica “Origens da inteligência na Criança”; John F. Kendy presta juramento como senador no Congresso Americano e a Morte do boxeador norte-americano Jim Jeffries. Como observamos, o ano de 1952 trouxe para aquele país, fatos que possivelmente não influenciaram Hemingway a escrever o seu Velho e o mar. Acreditamos que sua influencia maior tenha sido a infância conturbada por ter vivido em meio aos pobres, o pai era médico e clinicava em bairros carentes e, vendo de perto a necessidade dos que o cercavam, levou consigo a imagem da carência humana que, mais tarde, se expressariam no velho Santiago, e no garoto Manolim. 


Questionamentos

1) O que levou o autor a escrever o Velho e o mar?

Rº. - A necessidade de expor a carência humana (ou mesmo a sua carência interior), talvez o tenha inspirado a escreve tal livro.

2) Não vivia ele (o autor) um eterno confronte existencial?

Rº - Segundo alguns autores, o próprio Hemingway preocupava-se por montar em redor de si, uma atmosfera de homem mítico que, do alto de sua opulência apresentava-se como um ser estranho, introspectivo e rabugento com os críticos que o analisavam de maneira pejorativa, esse comportamento pode ser considerado como uma proteção ao seu universo interior.

3) Até que ponto sua vida no quotidiano influenciou a sua obra?

Rº - toda a obra de Hemingway é uma espécie de autobiografia de tudo o que ele viveu ao longo de seus 62 anos.

4) O que levou o autor a utilizar-se de outros ambientes geográfico que não o de sua terra natal?

Rº - As viagens que fizera, os amigos que conquistara durante sua vida.

5) O que teria acontecido se Santiago tivesse conseguido trazer o grande peixe-espada intacto até à margem da praia?

Rº - Seria no mínimo, uma situação previsível, que poderia ter sido inspirada nos heróis fabricados, tais como o super-homem, ou coisa parecida.
  

6) O que é, ler hemingway?

Rº - É mergulhar nos conflitos mais corriqueiros do cotidiano da Humanidade.

7) O que marca a narrativa de Hemingway em “O velho e o mar”?

Rº - Os diálogos enxutos, concisos, diretos e objetivos, e a nitidez psicológica de suas personagens.

8) Cite algum (s) escritor (es) que, declaradamente, sofreu (ram) influencia de Hernest?

Rº - Gabriel Garcia Márques e Norman Mailer

9) qual o principal fator que exerceu influência nos autores citados?

Rº - O seu estilo enxuto e preciso aliados a uma técnica textual onde a objetividade se fazia sempre presente.

10) na sua opinião, o que levou Hemingway ao suicídio?

Rº – A não aceitação da velhice que, como conseqüência, traz grandes problemas existenciais, o prenúncio de sofrimentos por doenças.


A mensagem de Ernest Hemingway

O autor passa para nós leitores, os valores de coragem, respeito, amor e compaixão, sentimentos que nos dias de hoje estão cada vez mais difíceis de encontrarmos. Talvez, influenciado por sua família Hemingway tenha se revelado nesse trabalho. Exposto a todos, o seu Eu interior, sua vontade de que fossemos todos gentis, caridosos e amáveis uns com os outros. Ele nos deixa transparecer seu medo de que as pessoas um dia, o vissem como um velho (ou como o velho Santiago) que não pudesse produzir mais. A sua vontade de mostrar que o velho também (ou ainda) tem seu valor, porque já deu a sua parcela de colaboração à sociedade, aparece nas entrelinhas de suas história.
Esse fato pode ser a resposta de tantas incógnitas levantadas sobre o porquê, do autor ter se suicidado, ou seja, depois de velho, ou por não aceitar seu estado de velhice, ele tenha cometido tal ato.
Todavia o que conta mesmo não é o ato do suicídio em si, mas a mensagem que ele nos deixa sobre os valores interiores que um ser humano deve ter em seu convívio com colegas, amigos e desconhecidos. Oxalá que todos possam entender a mensagem do “Velho e o mar” para que o mundo se torne cada vez melhor.
  
The message of Ernest Hemingway

The author passes to reading us, the more difficult values of courage, respect, love and compassion, feelings that nowadays are each time to find. Perhaps, influenced for its family Hemingway if he has disclosed in this work. Displayed to all its I interior, its will of that we it was all gentile ones, charity and amiable ones with the others. It in leaves them to be transparent its fear of that the people one day, saw it as an old one (or as old Santiago) that she could not produce more. Its will to show that the old one also (or still) has its value, because already gave its parcel of contribution to the society, appears in the space between lineses of its history.
This fact can be the reply of as many incognito raised on the reason, of the author to have if committed suicide, that is, after old, or for not accepting its state of oldness, it it has committed such act.
However what it counts exactly is not the act of the suicide in itself, but the message that it in leaves them on the interior values that one human being must have in its conviviality with colleagues, friends and strangers. God that all can understand the message of the “Old one and the sea” so that the world if becomes each better time.
  
Bibliografia

ADELAIDE, Maria de Oliveira. Da pesquisa ao texto acadêmico. São Paulo: TDR, 2000
HEMIGWAY, Ernest. O velho e o mar. São Paulo: Globo, 2003
<www.vermelho.org.br/base.asp?texto=5456> Acessado em 15 de setembro de 2006
<www.estacaovirtual.com/eventos/cineclube/>Acessado em 20 de setembro 2006

6 comentários:

  1. Olá, não consegui entender a ultima cena do livro, onde uma turista diz não saber que "tubarões tinham caudas tão belas e tão bem formadas". Alguma interpretação?

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    1. Na verdade ela não sabia que o esqueleto era do peixe que o velho tinha pescado! Ela achou que era de um tubarão

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  2. Ele não sabia que era outro peixe, não o tubarão!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Preciso saber quais foram os críticos que criticaram a obra de Ernest o velho e o mar

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  5. A obra foi bastante criticada ou elogiada por outros autores?

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