domingo, 26 de maio de 2013

Extra! Extra!Extra! Alunos da rede municipal e estadual de ensino, mais uma vez, brilham na semana do “Recita Palmares!!!


  
Extra! Extra!Extra! Alunos da rede municipal e estadual de ensino, mais uma vez, brilham na semana do “Recita Palmares!!! (Prof Gleidistone)

Numa iniciativa do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, através do “Projeto Tenda da Cidadania”, em parceria com a Nova Arte Produções e a Prefeitura dos Palmares, com patrocínio da Petrobras, o “2º Festival de Infanto Juvenil de Recitadores de poesias e outras prosas – 2013”, realizado entre os dias 21 e 24 do meŝ de maio, marcou uma semana de glória e de muita alegria, embalados pela poesia dos novos autores, alunos da rede municipal e estadual de ensino, na cidade dos Palmares.
Todos eles tiveram participações excelentes, dignas de se apresentarem até no Teatro Santa Isabel porque não deixaram nada a desejar. A cada poema, a poesia saltava em nosso ouvidos a emoção palpitava bem no fundo do peito. A emoção se revezava entre choros e gargalhadas devido à graça, ao ritmo e à rima dos poemas apresentados pelos novos poetinhas da categoria infantil. Em relação aos poetas da categoria juvenil, o tema do amor falou mais alto, numa clara demonstração de que nem tudo está perdido, haja vista a nova onda da coisificação da poética e da musica brasileira. Desfilaram pelo evento poemas de Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Cora Coralina. Ouvimos também a irreverência de Ascenso Ferreira, Pica-pau e Manoel Ben-ti-vi. Mas o que marcou o Festival mesmo foram os novos poemas, criação dos alunos das escolas municipais e estaduais.
O que se tira de lição deste evento é que a cada dia, o título de terra dos poetas se fortalece ainda mais, haja vista a existência de um festival tão importante para a história cultural da cidade dos palmares.
Ficam aqui os nosso agradecimentos aos organizadores deste Festival e o apoio do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, da Nova Arte Produções e da Petrobras, bem como o apoio, que não poderia deixar de ter, da Prefeitura dos Palmares, através da Secretaria de Educação Municipal.
Independentemente de quem seja o vencedor do festival, todos saímos ganhando: os alunos, os professores e a cidade dos Palmares. Que venha, então, mais festivais como esse, para que o povo dos palmares tenha cada vez mais sua consciência ampliada, para a volorização de uma cultura de qualidade poética e musical, que torne os nossos jovens mais esclarecidos e mais “despertos”.


Um comentário: