quarta-feira, 3 de setembro de 2014

BISPO DE SP AFIRMA: “MARINA TRAZ RISCO DE 'FUNDAMENTALISMO!!!”

EXTRA! EXTRA! EXTRA!


BISPO DE SP AFIRMA: “MARINA TRAZ RISCO DE 'FUNDAMENTALISMO!!!”

O bispo de Jales (SP), dom Demétrio Valentin vê com temor a possível vitória na eleição presidencial da ex-ministra Marina Silva (PSB), uma evangélica da Assembleia de Deus.

Agora, a gente tem medo do fundamentalismo que ela pode proporcionar. Existe na Marina uma tendência ao radicalismo, pela convicção exagerada ao defender seus valores e suas motivações, que pode derivar para o fundamentalismo”, disse ele em entrevista ao Valor.

Para o bispo, Marina traz o risco de fazer da religiosidade um instrumento de ação política. Ele vê sua ascensão nas pesquisas como uma situação “irreversível”. A não ser que haja uma reviravolta em que comecem a pesar as fragilidades de Marina, que não estão no fato de ela não ser católica. Estão em ela ter pouca articulação política e, portanto, existirem dúvidas sobre como ela vai governar.


O que é fundamentalismo?

É o termo usado para se referir à crença na interpretação literal dos livros sagrados.
O termo surgiu no começo do século 20 nos EUA, quando protestantes determinaram que a fé cristã exigia acreditar em tudo que está escrito na Bíblia. Mas o fundamentalismo só começou a preocupar o mundo em 1979, quando a Revolução Islâmica transformou o Irã num Estado teocrático e obrigou o país a um retrocesso aos olhos do Ocidente: mulheres foram obrigadas a cobrir o rosto e festas, proibidas.

Para quem aprecia as conquistas da modernidade, não é fácil entender a angústia que elas causam nos fundamentalistas religiosos”, escreveu Karen Armstrong no livro - Em Nome de Deus: o Fundamentalismo no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário