quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O Cenário do Ensino Superior no Brasil: avanços e desafios




O Cenário do Ensino Superior no Brasil: avanços e desafios
Por Lívia de Mendonça Santos – 8° Período do curso de Pedagogia

O desafiante mundo da Educação é complexo e revolucionário. Manter-se atualizado é obrigatoriamente necessário para o bom desempenho dos que nela atuam, nas mais diversificadas formas. O profissional que busca estar “conectado” com a atualidade, torna-se um referencial e, portanto, um espelho para que, assim os que o seguem, também seguirem o rumo do aperfeiçoamento e aprimoramento do que aprende e ao mesmo tempo ensina.

Paulo Cardim, afirma que: o Ensino Superior, dentro desse novo cenário, é aquele com mais desafios. Afirmação que é impiedosamente correta, pois nesta etapa do ensino, deve-se vivenciar a adequada formação para uma legítima atuação no mercado de trabalho, nas mais diversas profissões. É através dessa graduação que os valores notórios e individuais devem ser apreciados, partindo do pressuposto de que a articulação entre teoria e prática desenvolva-se para o aprimoramento verdadeiro.

Porém, são nestas questões que a formação superior ainda perece em nosso país. Pois, os graduados não saem devidamente formados da faculdade, por motivos que abrangem a incoerência do que aprendem, com a aplicabilidade no cenário em que irão atuar. É neste momento que se verifica a necessidade de uma formação mais humanizada e prática. Possibilidades de inovação e transformação são lançadas, mas a vontade de desenvolvê-las ainda é mínima, sendo assim, a defasagem é visivelmente percebida no meio educacional.

A força de vontade de melhorar esse cenário existe, mas a união e a garra dos que compõem e fazem o Ensino superior são pequenas para que o futuro seja melhor, a partir do agora e não com o simples: depois veremos o que podemos fazer. Afinal, uma Educação de qualidade se inicia no hoje e nunca no amanhã.



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