terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O reacender das luzes


O reacender das luzes
Roberto de Queiroz*


Na crônica “No apagar das luzes”, publicada no portal Nova+, em 22/12/2015, Admmauro Gommes assevera que, atualmente, “pedaladas” é um vocábulo “sujo” e não dá nem para limpá-lo por meio de um “lava-jato”, uma vez que o último vocábulo carrega em si uma carga de sujeira de maior tomo que o primeiro. Pelo andar da carruagem, é provável que toda a roupa mal lavada, ou melhor, suja, continuará de molho até as festas juninas. E, depois desse período, ficará de molho novamente. E não creio que isso seja pessimismo. Infelizmente. Eu chamaria de previsão factual.

Para Jorge Hélio, “o futuro é o passado andando de costas. E, tendo em vista o cenário da política nacional contemporânea, cabem aqui as palavras do cônsul romano Marco Túlio Cícero (106 a.C. - 43 a.C.), que, embora escritas há mais de dois mil anos, ainda hoje são repetidas e parecem ter sido escritas em nossa era. Refiro às “Catilinárias”, sentenças acusatórias de Cícero contra Lúcio Sérgio Catilina, declaradas em pleno senado romano. Ali, Cícero expôs publicamente a dissimulação do líder da conspiração frustrada, Catilina, que insistia em frequentar o senado, apesar dos crimes que cometera. Logo no primeiro discurso, de um total de quatro, Cícero faz as seguintes indagações a Catilina: “Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua loucura? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos?”

A corrupção é, portanto, uma praga que vem se alastrando desde os primórdios da humanidade. Do ponto de vista bíblico, a corrupção nasceu com Adão, implementou-se com Eva e, consequentemente, com seus descendentes. Assim, concordo com a tese de que “o homem não se assombra de sua própria ganância” (Rui Barbosa). Porém discordo desse célebre intelectual, quando ele afirma que de tanto ver prosperar a desonra, a injustiça e os poderes nas mãos dos maus, “o homem chega (...) a ter vergonha de ser honesto”. Ao contrário, de tanto ver essas mazelas sociais e de tanto conviver com elas, o homem passa a agir por mimetismo. Como resultado, sua consciência adormece e ele passa a achar isso normal.

Por fim, parafraseando Marina Colasanti, eu digo que o homem se acostuma com essas coisas, mas não deveria... E asseguro que “ainda não estamos rindo de nossa honra”. Assim, espero que o apagar das luzes deste final de ano seja breve e que estas, ao serem reacesas, tragam consigo as luzes da revitalização da esperança.


* Professor e escritor. Autor de “Leitura e escritura na escola: ensino e aprendizagem”, Livro Rápido, 2013, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário