terça-feira, 13 de dezembro de 2016

POEMA E PIANO Por Admmauro Gommes

POEMA E PIANO
Por Admmauro Gommes*

O poema tem o poder de sair da realidade para voltar ao real, de maneira distorcida, ampla, colossal. No caso de “Ao piano” (Tony Antunes) o eu-lírico trafega entre passado e presente na mesma nota de saudade. O que se toca com os dedos (palpável) pode tocar o sentimento, toca-se ao piano, em “sonoras sinfonias de luzes em cores.”
É assim que o poeta capta o instantâneo e eterniza uma imagem verbal. Antunes potencializa a lembrança através da arte da palavra, metafórica, mas tão verdadeira quanto a cena original. Não sei se a foto completa os versos ou se estes complementam a imagem estática da fotografia.
O poema se move. A foto congela a visão enquanto a poesia se permite constantes leituras. Que se ouça, então, o poema ao piano, em tempo contínuo e infinito.

Palmares, 19/10/2016



AO PIANO
Tony Antunes

Mãos mágicas montadas nos
Teclados
Viajam em harmonia pelas
Galáxias do
Tempo e do
Espaço.
Sonoras sinfonias de
Luzes em
Cores e
Canções,
Num tilintar maternal,
Lacrimejam meus olhos...!
Ah, como é sincero o dedilhar da tua nota,
Celecina!
Celestemente, tocas agora em
Céus de acordes divinos,
Onde anjos glorificam ao
Deus do teu coração.
Ao piano, em candelabros de cristais,
Acaricias a brisa da minha
Saudadeee!

Palmares
11/10/2016

*Admmauro Gommes é membro fundador da Academia de Cultura de Colônia Leopoldina (AL) e da Academia Palmarense de Letras. Professor de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. É poeta e Prosador. Escreveu mais de trinta livros e organizou outros tantos. Atualmente leciona na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL (PE). Encabeça em nossa região, mais especificamente no meio acadêmico da faculdade onde leciona, o Movimento Literário entitulado de Poesia Absoluta. Este sob fortíssima influência do Poeta pernambucano Vital Corrêa de Araújo. Saiba mais e conheça as obras de A G e de VCA acessando ao link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário